Pplware

Galaxy S4 de 16GB vendido com metade da memória ocupada

O mais recente Smartphone da Samsung, o Galaxy S4, é uma máquina que é actualmente o todo de gama desta categoria de equipamentos. Para além de um hardware de topo vem munido de um conjunto de funcionalidades que o tornam único.

Todas essas funcionalidades são possíveis graças ao hardware de ponta, mas principalmente graças ao  software cada vez mais avançado que está presente no S4.

Mas existe um problema associado a esse software e que os utilizadores vão notar quando começarem a usar os seus equipamentos. Falamos do espaço que o software vai ocupar.

E graças a ele, o modelo mais baixo da gama S4, o de 16 GB, vem com metade da memória disponível ocupada!

Por norma a publicidade aos equipamentos e os panfletos que os acompanham revelam a memória que está disponível nos equipamentos, não referindo se esta é a total disponível ou se é a de base no equipamento.

A maioria dos utilizadores não tem em atenção a este pormenor e vê-se confrontado com uma parte da memória a ser ocupada por aplicações do fabricante ou do próprio sistema operativo.

O problema que esta situação revela não tem qualquer solução pois o software que está presente é o responsável pelas funcionalidades diferenciadoras que a Samsung fez questão de colocar no S4. É software essencial e que não pode ser desinstalado pelos utilizadores.

Com o software pré-instalado e que acompanha o equipamento, o S4 de 16 GB chega às mãos dos utilizadores com 45% da sua memória disponível ocupada. É cerca de metade da memória disponível, o que se mostra uma limitação.

Este consumo de memória ocupado por software é idêntico em qualquer versão do Galaxy S4, mas apenas se manifesta no de 16GB por este ser o que menos memória tem, face aos restantes modelos.

O S4 não é o único equipamento onde esta situação acontece. Na maioria dos equipamentos esta situação manifesta-se, mas não tem um impacto tão grande pois a memória total disponível é bem maior, levando a que essa ocupação se dilua e seja pouco expressiva.

Por outro lado este problema pode ser facilmente contornado com a aquisição de um cartão MicroSD de maior capacidade, mas será sempre uma despesa adicional. O S4 suporta cartões MiroSD até 64GB.

Tenham por isso uma atenção especial se pretenderem comprar o S4 e estiverem a pensar comprar a versão de 16 GB. Metade do espaço vai estar ocupado por aplicações que provavelmente não vão poder desinstalar e que são parte fundamental para todas as funcionalidades que este telefone disponibiliza.

Como referimos antes esta situação não é exclusiva do S4 de 16 GB e acontece na maioria dos SmartPhones, mas o facto de este modelo ter muito menos memória que os demais faz sobressair um problema que pode ser limitativo.

Exit mobile version