Os fundadores do Skype vão lançar, em 2007, um projecto de televisão pela Internet com conteúdos próprios, noticia esta segunda-feira o jornal Financial Times.
Janus Friis e Niklas Zennström venderam o negócio de telefone através da Internet Skype à empresa de leilões online eBay por 2,6 mil milhões de dólares em 2005 e investiram parte das receitas no desenvolvimento do Projecto Veneza.
Neste serviço prometem conteúdos de alta definição e programação própria suportada por receitas de publicidade, com ferramentas para os utilizadores personalizarem os seus canais e fóruns de discussão para conversar sobre os programas com outros ciber- espectadores. O serviço já está a ser testado por 6 mil utilizadores, segundo Janus Friis. O projecto Veneza utiliza a tecnologia P2P («peer-to-peer»), que também suporta as redes de partilha de ficheiros como o e-mule ou BitTorrent, tornando possível a distribuição por milhões de utilizadores.
O Projecto Veneza vai arrancar com a emissão de documentários, séries e telediscos e está preparado para emissões de «pay-per-view». Segundo o director do projecto, Fredrik de Wahl, os programas não necessitam de uma protecção digital específica, uma vez que todo o conteúdo será uma transmissão contínua (em «stream»), que não fica guardada no computador.
Alguns dos canais de televisão mais populares já começaram a explorar oportunidades neste serviço, mas nenhum dos envolvidos no Projecto Veneza quis revelar os nomes dos parceiros. Os responsáveis por este novo projecto esperam que o serviço sirva não só os tradicionais e grandes canais de televisão, mas também a produtores independentes que procuram audiência a nível mundial.
O projecto Veneza distingue-se de sites como o YouTube por ter canais de programação convencionais, apenas com um suporte de transmissão diferente. «O YouTube e outros sites semelhantes de partilha de vídeos não são televisão», explicou Janus Friis.