Pplware

Fumo por dinheiro!!!

Por Luís Fontão para o Pplware O tabagismo é a primeira causa de morte evitável nos Estados Unidos e muito provavelmente em todo o mundo industrializado. Talvez por esta razão, todas as estratégias para incentivar o abandono deste vício são legítimas e louváveis. O que fizeram investigadores americanos foi estudar o efeito de incentivos monetários na cessação tabágica.

Para isso seleccionaram 878 trabalhadores de uma multinacional, dos quais cerca de metade receberam informação sobre programas de cessação tabágica e a outra metade, a mesma informação mais a incentivos económicos.

Estes incentivos consistiam em 100$ se completasse o programa de cessação tabágica; 250$ se mantivesse a abstinência ao fim de 6 meses – comprovado por testes bioquímicos – e 400$ se mantivesse por mais 6 meses.

Os resultados foram curiosos: o grupo que recebeu incentivos teve taxas de abandono mais elevadas do que o grupo que apenas recebeu informação. No entanto, mesmo no grupo que recebeu os incentivos, apenas cerca de 15% manteve abstinência tabágica ao fim de 1 ano.

Se nem com dinheiro se vai lá…

Ver mais em: New England Journal of Medicine

Exit mobile version