Como dizia uma amigo meu noutro dia “Eu ainda sou do tempo das cassetes!!!”. Há uns bons anos atrás, os carros começaram a vir equipamentos rádios capazes de produzir cartuchos (não descobri o nome técnico), depois chegaram as cassetes áudio (em 2005 o DN escreveu um artigo sobre a morte anunciada das cassetes depois de 40 anos – ver aqui) e até há relativamente pouco tempo os carros vinham equipados com rádio/leitor de CDs.
Será que continua a fazer sentido, equipar os veículos com leitor de CDs?
Com a evolução tecnologia muita coisa mudou e os CD’s começam a ser coisa do passado. Foi com base nessa visão de futuro (presente), que a Ford Motor Company comunicou que a sua frota de veículo deixará de incluir leitores de CD e serão disponibilizados interfaces no próprio carro que permitirão aos ocupantes ligar os seus próprios equipamentos (ex. smartphones, tables, iPod, MP3, etc). Os carros poderão também vir a ter acesso a Internet.
Segundo Sheryl Connelly, gestor de inovação da Ford:
“In-car entertainment technology is moving digital more rapidly than almost any other element of the vehicle experience. The in-car CD player – much like pay telephones – is destined to fade away in the face of exciting new technology.””
Connelly refere ainda que os carros Ford virão equipados com o sistema Sync “infotainment hub”, que permitirá ligar vários equipamentos e ainda “transformar” o carro num HotSpot-Wifi. Assim, a partir do próprio carro será possível aceder a serviços de música, disponibilizados na Internet (ex. Spotifiy).
A Ford espera ter cerca de dois milhões de veículos com o sistema Sync já em 2015. Telegraph
Esta é uma decisão que em nada surpreende e é resultado da massificação dos dispositivos móveis.
Será que as outras marcas vão seguir o mesmo caminho?