No passado dia 18 de Junho (Quinta-Feira), o Pplware foi convidado para ir a Madrid (Las Rozas) conhecer, por dentro e sem tabus, a empresa espanhola BQ que tem como principal objectivo ajudar as pessoas a entender a tecnologia, estimulá-las a utilizá-la e inspirá-las a desenvolvê-la.
Smartphones, tablets, impressoras 3D, kits de robótica… saibam como trabalha a BQ.
A BQ pertence à holding tecnológica Mundo Reader, S.l que reúne um conjunto de empresas dedicadas à concepção, fabrico e comercialização de dispositivos electrónicos.
Com um volume de negócios na ordem dos 202,5 milhões de euros em 2014 e com 1078 colaboradores, a BQ orgulha-se de ser uma empresa irreverente, exigente, dinâmica, responsável e didáctica.
Mais de 100 engenheiros trabalham na concepção do design mecânico, hardware, software e controlo de qualidade. O Pplware conheceu o ciclo de desenvolvimento de produtos e também todos os testes a que estes estão sujeitos internamente.
A empresa aposta na educação pela tecnologia, na filosofia DYI e no OpenSource que se reflecte também nos sistemas usados pela empresa. Ao nível da educação, a BQ participa activamente com as escolas secundárias e universidades e até existe um livro para alunos do 9ºano com vários laboratórios para que os alunos possam aprender a programar para a área da robótica (algo que não é comum em Portugal).
Relativamente aos testes ao nível dos smartphones, a empresa tem um conjunto vasto de máquinas que realizam os mais diversos testes, como por exemplo: testes de quedas, testes de compressão (ex: quando temos o smartphone no bolso), teste de vibração, testes para avaliar a durabilidade dos botões, entre outros.
Uma das últimas apostas da empresas é no segmento das impressoras 3D que, além da sua construção e comercialização, são também usadas internamente para imprimir os mais diversos componentes.
Rodrigo del Prado, Director Geral Adjunto, referiu que as impressoras podem ser usadas nos mais diversos cenários e até deu o exemplo da sua utilização na área da educação onde, por exemplo, um professor de física (disciplina não muito “amada” pelos alunos) pode construir cenários reais em plena aula e assim ajudar os alunos a compreenderem mais facilmente a matéria.
A BQ é uma das empresas espanholas que mais se tem destacado na área da tecnologia e, recentemente, até estabeleceu uma parceria com a gigante das telecomunicações Movistar para a comercialização de smartphones.
Galeria de imagens da BQ
Em nome do Pplware deixámos o nosso agradecimento ao Rodrigo del Prado, Director Geral Adjunto da BQ, Laura Desviat, Directora de Markting e também à Sandra Castro Coelho actual responsável de Marketing da BQ para o mercado português pela simpatia com que nos receberam e por todas as informações que nos transmitiram. Um agradecimento especial também à Florbela Silva da IPSIS.