Com o primeiro mês de aniversário da entrada da Playstation 3 para o Folding@Home, foi anunciado que o projecto está agora a produzir 700 Teraflops de poder de processamento, 400 dos quais provêem directamente destas consolas. Mais de 250,000 consolas PS3 aderiram ao serviço desde Março deste ano. “O contributo da PS3 tem sido espantoso, excedendo em muito as nossas expectativas, o que nos tem permitido avançar enormemente com o nosso trabalho” disse Vijay Pande, professor associado de Química na Universidade de Stanford e líder do projecto Folding@Home.
Mas não só a PS3 tem contribuído para esta grande evolução no poder de processamento; a utilização dos computadores pessoais aumentou cerca 20% este mês. “Graças à PS3, temos vindo a fazer simulações em apenas algumas semanas que normalmente demorariam mais de um ano a calcular. Estamos agora a preparar novas simulações que irão continuar com os nossos estudos sobre Alzheimer, entre outras doenças” acrescentou Vijay Pande.
O projecto está também a desenvolver uma actualização de software para os donos das consolas. A versão 1.1 melhora a visibilidade das localizações de dadores no globo, a velocidade de cálculo e a visualização de proteínas. São ainda acrescentadas novas línguas e dicas, para além duma melhor manipulação dos caracteres e do tamanho do nome de utilizador.