A Samsung, para o bem e para o mal, tem a seu cargo a defesa, não oficial, do mundo Android e de tudo o que gravita à sua volta. Não se limita a fazer smartphones que usam o sistema operativo da Google, mas vai mais além e desenvolve soluções para criar tornar este ecossistema ainda mais interligado.
Algo que apresentou, e que deixou muitos utilizadores curiosos, foi o Flow, uma forma de trazer para este sistema operativo a continuidade que muitos querem e que ainda não podiam ter.
O Flow não é uma novidade na Samsung. Foi apresentado em Novembro do ano passado e prometia trazer para os equipamentos desta marca, e não só, uma nova experiência de utilização.
Mas passados estes meses o Flow chegou finalmente para poder ser usado. Está ainda numa fase de testes (em beta), mas pode ser já usado por um grupo de utilizadores que cumpram os requisitos definidos.
O Flow vai permitir que qualquer utilizador possa transferir a sua sessão de trabalho entre as suas máquinas e os seus dispositivos móveis, e no sentido oposto, de forma transparente e sem que com isso perca qualquer dado ou qualquer informação.
Mas o Flow vai mais longe e consegue transferir toda a sessão do utilizador entre equipamentos, quer sejam páginas web abertas, documento e até filmes, sem que isso implique qualquer quebra de produtividade ou a necessidade de recomeçar qualquer procedimento.
Com o Flow os utilizadores podem transferir aplicações entre dispositivos, editar conteúdos dentro da mesma aplicação em dispositivos diferentes, agendar para o futuro a utilização de uma aplicação ou propagar notificações dentro dos vários dispositivos do utilizador.
Ao contrário de outras soluções que já existem, nomeadamente a da Apple, o Flow está limitado no espaço pois precisa que os equipamentos para onde se vão transferir as “sessões” do utilizador estajam ligados via bluetooth.
Para além disso o Flow está também limitado nos equipamentos onde pode ser usado, provavelmente por ainda ser uma versão de testes e que está a ser desenvolvida. São apenas alguns smartphones da Samsung os que são suportados e onde pode ser usado o Flow.
Ainda é cedo para avaliar todo o potencial do Flow, mas a Samsung terá de o abrir ao resto do mundo Android para que tenha o sucesso pretendido.
A ideia base é muito interessante e dará aos utilizadores a liberdade para se movimentar dentro dos seus vários dispositivos, sem que as suas sessões se percam e mantendo a tantas vezes necessária continuidade.
Se tiverem um dos poucos dispositivos suportados pelo Flow então este merece que o testem e avaliem da sua utilidade. É ainda uma ferramenta de testes, mas com todo o potencial para ser um sucesso.