Após longa espera e muitos testes em fase BETA, chegou finalmente a versão final do Flash Player 10.1 para Mac.
Esta versão traz finalmente a tão aguardada aceleração por hardware via GPU dos videos Flash em H.264 (com o nome de código GALA, na sua fase de testes). Esta novidade estava apenas presente na versão Windows, mas com novas alterações no sistema do MacOsX, versão 10.6.3 permitiram a este plugin usar todos os recursos do GPU para acelerar os videos através do mesmo e com isso obter melhores desempenhos nos videos, em especial destaque videos de alta definição (HD).
Alguns testes primários feitos pelo pplware revelam que o consumo do CPU continua a rondar uma média de 40 a 50% (num video normal no Youtube) à semelhança da versão anterior, assim como o estranho aquecimento ainda persiste, em que durante longos periodos de tempo é provavel o seu Mac continuar a ligar os coolers para arrefecer, algo que continua a ser estranho uma vez que este plugin nunca eleva o CPU ao seu máximo para que o aquecimento seja justificado.
De notar é o maior desempenho e fluidez que é evidente nesta nova versão. Esperemos agora que em breve a Adobe consiga optimizar ao máximo este plugin e resolver estas questões anomalas de aquecimento do CPU já que mesmo com um uso médio de 40%, continuam a elevar as temperaturas do CPU, algo que não é nada normal nestes valores comparando com outros programas bem mais pesados, que chegam mesmo a usar 80% do CPU, nunca com isso aumentando significamente a temperatura do CPU.
Nota: Todos os utilizadores do browser Google Chorme terão que aguardar que este seja actualizado, uma vez que o plugin flash encontra-se incorporado no próprio browser.