– Windows Seven em 2010 – Nokia lança novo serviço de A-GPS – Toshiba volta a recolher baterias – Jogo de damas é invencível
Windows Seven em 2010 A próxima versão do Windows, Windows 7, Seven ou Sete, tem agora uma data fixada para o início das vendas: 2010. A novidade foi adiantada na Microsoft Global Exchange (MGX), realizada esta semana em Orlando, mediante uma apresentação de slides, na qual era revelado que serão necessários três anos até que a próxima versão do Windows esteja pronta para sair para as lojas. Para além disto, na MGX, a Microsoft revelou também que o Windows Seven será comercializado em duas versões: 32 e 64-bit. Antes disso, deverá ainda o Windows Vista Service Pack 1.
Nokia lança novo serviço de A-GPS A Nokia anunciou o desenvolvimento de um novo serviço de Assisted-GPS que melhora a utilização do serviço Nokia Maps nos telemóveis da fabricante equipados com sistema de navegação. O Assisted GPS permite uma redução do tempo médio de ligação ao satélite de 3 para um minuto, tornando mais apelativos os serviços que recorrem a este tipo de comunicação e permitindo o acesso mais rápido a informação georeferenciada. O Assisted GPS está apenas disponível para o Nokia N95, mas a prazo a empresa pretende estende-lo a todos os seus equipamentos com capacidades GPS.
Toshiba volta a recolher baterias À semelhança do que aconteceu no verão de 2006, a Toshiba anunciou que irá proceder à recolha de baterias de portáteis fabricadas pela Sony. O perigo de sobreaquecimento é mais uma vez o motivo que pauta a decisão da fabricante japonesa. Keisuke Omori, porta-voz da empresa, revelou à Reuters que serão retiradas 10 mil baterias utilizadas nos modelos Satellite e Tecra apesar de apenas 5,1 mil possuir defeito. Neste novo programa de recolha, os modelos afectados têm baterias fabricadas em Dezembro de 2005 e foram vendidos no Japão, Estados Unidos, Austrália e China.
Jogo de damas é invencível Cientistas da Universidade de Alberta no Canadá anunciaram que o seu programa Chinook é virtualmente imbatível no jogo das damas. Segundo eles, o máximo que um jogador humano conseguirá contra o Chinook é um empate. O projecto já existe desde 1989 mas só agora os seus criadores conseguíram provar cientificamente que uma versão melhorada do Chinook não perde, quaisquer que sejam as circunstâncias. O jogo das damas tem 500 milhões de biliões de posições diferentes. Uma média 50 computadores trabalharam dia e noite para estudar as diferentes jogadas possíveis, provando a invencibilidade do Chinook.