Pplware

Flash News IV

Nesta edição: – Software da Microsoft controla emissões de carbono – Google e Salesforce contra Microsoft – Google digitaliza 800 mil livros – Herbário da Universidade de Coimbra na Internet

Software da Microsoft controla emissões de carbono A Microsoft anunciou que vai, em conjunto com a Fundação Clinton, desenvolver um software gratuito online, que unirá cidades na discussão sobre o meio ambiente e na luta contra o aquecimento global. Este programa, disponível no final do ano, vai servir para um melhor entendimento acerca dos impactos ambientais de cada centro urbano, podendo cada cidade participar numa comunidade, através da partilha de ideias e práticas de colaboração. A aplicação será compatível com alguns produtos de redução de emissão de carbono já existentes, mas a Microsoft ainda não adiantou quais, revelando apenas que os utilizadores poderão monitorizar o seu progresso e a eficiência dos programas ambientais que escolhem utilizar.

Google e Salesforce contra Microsoft Segundo o Wall Street Journal, o Google e a Salesforce.com estão discutir uma possível aliança com vista a unir aplicações online de ambas as empresas. A parceria seria a forma da Google e da Salesforce se prepararem para competirem com a Microsoft, um rival comum. No caso do Google, a concorrência dá-se principalmente em áreas como a pesquisa e o webmail. Já a Salesforce é pioneira em aplicações online para mercado corporativo, como sistemas de relacionamento com clientes, conhecidos pela sigla CRM. Nenhuma das empresa confirmou o rumor mas é esperado um anúncio oficial nas próximas semanas.

Google digitaliza 800 mil livros Mais de 800 mil livros e manuscritos da Universidade de Mysore, no sul da índia, incluindo os primeiros tratados políticos do século IV antes de Cristo, serão digitalizados pelo Google. A empresa norte-americana ofereceu-se para digitalizar os documentos, assim como cerca de 700 mil livros, sem a necessidade de pagamento, propondo, como única contrapartida, o livre acesso às obras. O reitor da Universidade J. Shashidhara Prasad, explicou que o objectivo é restaurar e preservar a herança cultural no sentido de divulgar o conhecimento, uma vez que a instituição possui cerca de 100 mil manustricos «em papel e sobre folha de palma, alguns deles do século VIII», que correm o risco de se perder com a deterioração do material.

Herbário da Universidade de Coimbra na Internet Para celebrar o dia mundial da Biodiversidade o Herbário da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra colocou hoje on-line uma base de dados com mais de 30 mil espécies de plantas das cerca de 700 mil existentes no herbário. O projecto destina-se sobretudo a investigadores, sendo uma das principais características a necessidade de introduzir o nome cientifico da planta para se poder aceder à informação. O site está em português, mas os responsáveis pretendem ter alguns conteúdos em inglês para «possibilitar a comunicação com qualquer investigador no mundo», afirmou à Lusa a responsável pelo projecto, Fátima Sales.

Exit mobile version