Pplware

Flash News

Primeiro Serviço Comercial de Computação em Nuvem em Portugal A CiberConceito irá começar a oferecer aos seus clientes, serviços de Computação em Nuvem baseados na plataforma Enomaly Elastic Computing (ECP), Edição Service Provider. Será o primeiro serviço do tipo, disponibilizado em servidores localizados em Portugal.

Vêm aí um iPhone mais barato A Apple vai lançar novas versões do iPhone e provavelmente lançará uma versão com novo software mas com menos funções para atingir um preço mais em conta.

Parceria para conteúdos em árabe no Magalhães A JP Sá Couto, empresa que produz o Magalhães, está empenhada em introduzir o computador no mercado dos Emirados Árabes Unidos…

Rússia investiga Microsoft por violação de concorrência A agência que controla a concorrência na Rússia abriu um processo de investigação contra a Microsoft devido a cortes registados no fornecimento do Windows XP no país. Reino Unido quer reduzir velocidade da Net para downloads ilegais O Ministro da Cultura britânico afirmou que o Governo do Reino Unido está a estudar «soluções técnicas» para acabar com os downloads ilegais.


Primeiro Serviço Comercial de Computação em Nuvem em Portugal A CiberConceito irá disponibilizar esta plataforma de computação em nuvem (ECP) nos seus Centros de Dados de Lisboa e Porto, permitindo aos seus clientes o acesso a serviços de computação a pedido. O seu serviço de Computação em Nuvem deverá estar comercialmente disponível ao público no início de Julho de 2009.

A plataforma de Computação em Nuvem disponibilizada pela CiberConceito poderá ser utilizada para o alojamento de Web Sites, para disponibilização de aplicações de negócio ou simplesmente para disponibilizar ciclos de processamento adicionais a sistemas existentes, de uma forma escalonável, permitindo assim cobrir casos de picos de carga temporários.

Esta plataforma permitirá à CiberConceito disponibilizar aos seus clientes o acesso e gestão de servidores virtuais a correr Microsoft Windows, Linux, ou outros sistemas operativos. Os utilizadores poderão aceder e gerir os seus servidores a partir de um painel de controlo disponível via Internet. Existirão ainda ferramentas que, por intermédio de API’s, permitirão o escalonamento automático dos serviços de acordo com as necessidades dos sistemas dos utilizadores.


Vêm aí um iPhone mais barato? Não há qualquer confirmação oficial por parte da Apple, mas acredita-se que o discurso de abertura do evento, que será feito pelo vice-presidente de marketing da empresa, possa revelar uma segunda geração do iPhone 3G, com maior capacidade de memória que a actual.

Outros analistas defendem que o mais provável é a Apple anunciar uma versão mais barata do telefone, que custe pouco mais de 100 euros e ajude a empresa ganhar rapidamente quota de mercado aos seus concorrentes.

Na imprensa internacional circulam ainda outras teorias que apontam para a possibilidade do suposto novo iPhone ter um teclado físico, ao contrário do actual, que apenas dispõe de um teclado virtual.

Certo, certo é que a empresa vai falar na nova plataforma de software para o seu telefone, a versão 3.0 do sistema operativo, e da nova versão de software para o Mac, o Snow Leopard 10.6. Estas são na verdade os únicos temas já confirmados pela empresa liderada por Steve Jobs, que continua afastado do activo por motivos de saúde. MSN


Parceria para conteúdos em árabe no Magalhães A JP Sá Couto, empresa que produz o Magalhães, está empenhada em introduzir o computador no mercado dos Emirados Árabes Unidos e já estabeleceu uma parceria com uma empresa local que deverá produzir os conteúdos, adequados à Federação, a serem utilizados no computador.

O Magalhães 2, a versão que será comercializada nestes países, foi hoje apresentado durante a visita da comitiva oficial portuguesa. O novo netbook português vai permitir, segundo a empresa, o licenciamento a outros fabricantes e ser utilizado por alunos mais velhos, até ao ensino secundário.

“A máquina é diferente. Vai permitir-nos ter uma arquitectura tecnológica evolutiva que o outro não permite. E ao ser o nosso design vamos fazer o licenciamento desse conhecimento a outros fabricantes, o que nos cria também outra fasquia de oportunidade”, disse à TSF Luís Pinto, responsável da JP Sá Couto para os mercados exteriores.

Os esforços de internacionalização do Magalhães centram-se na América Latina, nos PALOP e no Médio Oriente. Só nos Emirados Árabes Unidos há pelos menos 300 mil crianças a frequentar o ensino básico.

Manuel Antunes, presidente-executivo da Microfil – que desenvolve a plataforma Camões, para sincronização entre os Magalhães e os quadros electrónicos – acredita que os contactos a nível ministerial vão ter resultados a curto prazo. “Andamos pelos países árabes. Já estivemos na Líbia, na Arábia Saudita e no Irão. Depois dos Emirados, vamos seguir para o Qatar, porque é um projecto que tem muito interesse nesta área do globo. É um mercado muito apetecível e pensamos a curto prazo ter bons resultados”, afirmou o empresário, citado pelo jornal Oje. MSN


Rússia investiga Microsoft por violação de concorrência A agência que controla a concorrência na Rússia abriu um processo de investigação contra a Microsoft devido a cortes registados no fornecimento do Windows XP no país.

De acordo com a agência, o corte na distribuição do sistema operacional – seja na venda independente do produto ou da venda integrada em PCs – constitui uma violação das leis de concorrência, bem como as políticas de preços.

«Análises de mercado de uma série de sistemas operativos mostram que a mudança para o novo sistema Vista decorre enquanto ainda há procura pela antigo sistema, XP», apontou a agência russa.

«a procura por versões (independentes ou instaladas) do XP também é confirmada por lojistas e pelo número de encomendas feitas pelo Governo», acrescentou, sobre o caso que será avaliado a 24 de Julho.

Segundo declarações da sede da Microsoft em Moscovo, nenhuma exigência oficial foi apresentada por parte da agência russa. «Nós sempre respondemos às dúvidas de violação de leis de concorrência, e pretendemos continuar essa prática no futuro», disse ao telefone Marina Levina, porta-voz da Microsoft. Diário Digital

Reino Unido quer reduzir velocidade da Net para downloads ilegais

O Ministro da Cultura britânico afirmou que o Governo do Reino Unido está a estudar «soluções técnicas» para acabar com os downloads ilegais. Uma das medidas poderá ser abrandar a velocidade de acesso à Internet a quem partilhe ficheiros ilegais.

A revelação foi feita durante uma conferência dedicada ao tema dos direitos de autor na Internet e formas de cobrar direitos através das novas tecnologias.

Um dos oradores convidados foi precisamente Andy Burnham, ministro da Cultura britânico, que realçou que o corte no acesso à Rede, como está prestes a acontecer em França, não é a «opção preferida» por Londres para combater esta prática.

O governante defendeu antes a introdução daquilo que definiu como «soluções técnicas», que afastem os cibernautas da partilha ilegal de ficheiros, refere a BBC.

Algumas destas medidas já estavam presentes num documento apresentado no início do ano relativo à economia digital no Reino Unido, entre as quais o corte completo no acesso, que agora foi desaprovado pelo ministro.

Em declarações à estação britânica um porta-voz do ministério refere que as medidas em estudo passam pelo envio de avisos aos incumpridores.

Na mesma conferência o responsável governamental não deu exemplos concretos, mas definiu as soluções técnicas como formas de «limitar ou restringir» os downloads ilegais sem ser o corte.SOL

Exit mobile version