Pplware

Flash News

Gmail Labs agora em português Utilizadores do Gmail em português também já podem tirar proveito das funcionalidades experimentais disponíveis no Gmail Labs

Recibos verdes online A partir do próximo ano será possível passar recibos verdes na Internet.

Tinker: nova ferramenta complementa o Twitter Função é filtrar informação e agregá-la por tópicos.

Intel lança 17 novos processadores Xeon A microarquitectura Nehalem, a mesma que originou os processadores Core i7, chegou à linha Xeon, que ganha 17 novos modelos.

Microsoft e TomTom terminam luta por patentes As lutas por patentes travadas entre a Microsoft e a TomTom chegaram ao fim.

Finalmente apanham o Conficker Este worm estava perto de ser rearmado quando foi detectada uma falha que o torna uma presa fácil para as suites de segurança.

Gmail Labs agora em português Agora os utilizadores do Gmail em português (+48 idiomas) também podem tirar proveito das funcionalidades experimentais disponíveis no Gmail Labs, um laboratório de novidades para o Gmail que era oferecido somente na versão em inglês da plataforma. Além de melhorar a usabilidade do Gmail, os utilizadores podem testar gratuitamente os mais diversos recursos existentes, como o Offline, Gestor de Tarefas, cancelamento de e-mail após envio, detector de “esquecimento” de anexos, marcadores coloridos personalizados e muitas outras funcionalidades disponíveis. Google Discovery Podem ver este guia feito pelo Paulo Izidoro que explica como activar algumas funcionalidades do Labs.


Recibos verdes online A partir do próximo ano será possível passar recibos verdes na Internet. A medida faz parte do Plano Estratégico para a Qualidade no Serviço ao Contribuinte. A iniciativa foi agora anunciada com a garantia de que a sua execução começa a ser trabalhada em Junho deste ano. A sua conclusão está prevista para Julho de 2010, altura em que os contribuintes poderão começar a utilizar a Internet para passar recibos ou ter acesso à caderneta dos mesmos. Esta medida passa tem como objectivos a desburocratização nos processos de emissão dos recibos, já que estes passam a estar disponíveis online e a simplificação do acto para os contribuintes, que passam a evitar deslocações aos Serviços das Finanças para comprar as cadernetas. Outra vantagem passa pelo controlo que o Fisco terá na emissão dos recibos. MSN


Tinker: nova ferramenta complementa o Twitter Função é filtrar informação e agregá-la por tópicos. A partir de quarta-feira o Twitter vai contar com a ajuda de uma nova ferramenta, o Tinker. Este serviço lançado pela «Glam Media» tem como função filtrar a informação procurada por palavras-chave.

Na prática esta ferramenta é uma forma de organizar a informação dispersa, disponibilizada pelos utilizadores do Twitter, e agregá-la por assuntos ou «events». Assim, se o utilizador fizer uma pesquisa, por exemplo, pelo nome de um actor ou de um músico, o Tinker disponibiliza todas as actualizações directamente relacionadas com a busca, apresentando a palavra-chave da pesquisa como um «event». O Tinker é uma plataforma que compila uma série de palavras-chave como se fossem assuntos ou «events».

Desta forma, o utilizador quando procura informação sobre um tema actual, como um desastre natural ou um evento cultural, que quer seguir em tempo real, encontra-o nesta ferramenta como um tópico que agrega todas as actualizações fornecidas pelos utilizadores do Twitter. O objectivo é filtrar a informação ao máximo, separando-a por subtemas incluídos num plano informativo geral.

Num jogo de futebol se a informação que interessa ao utilizador é apenas a do guarda-redes, para além do resultado, então pesquisa especificamente por esse «event», ou seja, pelo nome do guarda-redes, e o Tinker se tiver esse tópico criado, é só esse que vai fornecer. TVI24


Intel lança 17 novos processadores Xeon A microarquitectura Nehalem, a mesma que originou os processadores Core i7, chegou à linha Xeon, que ganha 17 novos modelos.

A Intel acredita que os novos Xeon são o lançamento mais importante da empresa para servidores desde o primeiro Pentium Pro. Aliás, segundo dados do fabricante, os novos Xeon da série 5500 já bateram mais de 30 recordes de desempenho, apresentando valores performance entre duas a três vezes superiores aos conseguidos pela geração anterior.

Os CPUs das séries Xeon 5500 (duas vias) e 3500 (uma via) incluem controlador de memória de duplo canal DDR3 e são produzidos segundo o processo de fabrico de 45 nanómetros. Na realidade, são tecnicamente muito semelhantes aos processadores Core i7, que já estavam disponíveis para PCs de secretária. Os preços da série X5500 variam entre 188 e 1066 dólares (cerca de 142 a e 807 euros) e os X3500 estão disponíveis entre 265 e 970 dólares (cerca de 200 a 735 euros). Exame Informática


Microsoft e TomTom terminam luta por patentes As lutas por patentes travadas entre a Microsoft e a TomTom chegaram ao fim, anunciaram as companhias revelando que as quezílias foram resolvidas de forma amigável.

O acordo entre as duas empresas tem o prazo de cinco anos e prevê que a TomTom pague o direito de utilização das oito patentes pelas quais a Microsoft a denunciou o grupo. Em oposição, a Microsoft poderá utilizar as quatro patentes que lhe custaram a denúncia da fabricante europeia sem ter de pagar qualquer valor por isso.

Mesmo não revelando o montante que a TomTom terá de pagar pelos direitos de utilização, a fabricante de software norte-americana sai a ganhar desta luta de patentes que já se desenrola há alguns meses. É de recordar que no final de Fevereiro, a Microsoft denunciou a fabricante de GPS de violar oito das suas patentes.

A denúncia mexeu com a comunidade open-source por três das patentes em causa serem de código livre. No passado dia 16 a TomTom reagiu e acusou a Microsoft de violar quatro patentes registadas por si ao utilizá-las nos produtos Streets and Trips. TEKSapo


Finalmente apanham o Conficker através de uma falha Este worm estava perto de ser rearmado quando foi detectada uma falha que o torna uma presa mais fácil para as suites de segurança. Segundo a PCWorld alguns membros da agência de segurança Honeynet, descobriram uma particularidade interessante nos computadores infectados com o Conficker.

Segundo Tillmann Werner e Felix Leder, existe um padrão comum que advém de mensagens Remote Procedure Call (RPC) criadas para particularizar os erros provocados pelo worm, como pode ver aqui. Com estes dados os investigadores desenvolveram um scanner que permite aos utilizadores detectar este worm com a maior das facilidades, sem truques rebuscados nem ferramentas calibradas para o efeito.

Este scanner foi já adicionado às suites de segurança e as empresas McAfee Inc., nCircle Inc. e a Qualys Inc., estão já a trabalhar numa vacina a ser distribuída hoje. Contudo este patch ao Conficker não fecha o buraco no Windows na sua totalidade.

A falha continua mas está devidamente monitorizada com um filtro para este worm em particular, podendo haver outras ameaças se alguém conseguir explorar esta falha. A preocupação está no potencial de risco caso esta informação caia nas mãos dos hackers, que poderão explorar esta falha e contornar este patch para assaltar um numero estimado entre 10 a 12 milhões de máquinas infectadas com o Conficker.

Pelo menos ficamos a saber que as suites de segurança já têm forma de conter o Conficker e os utilizadores que estão protegidos com aplicações fiáveis escusam de se preocupar com esta ameaça. PCWorld

Exit mobile version