O Firefox OS, da Mozilla, está prestes a chegar em força ao mercado. Este sistema operativo desenhado e criado para dispositivos com menos recursos prepara-se para ocupar um espaço onde o Android dá cartas e onde existe uma apetência muito grande para este tipo de dispositivos.
Apesar de estar já disponível para os programadores e em alguns equipamentos, não havia ainda um dispositivo que tivesse a marca da Mozilla e que fosse criado por esta para os programadores.
O Flame tinha sido já anunciado e está agora disponível para pré-encomenda por todos os que quiserem começar a programar e a desenvolver para o Firefox OS.
Segundo a Mozilla, este equipamento será a base de trabalho que pode e dever ser usada por todos os que quiserem começar a programar para Firefox OS, sendo o hardware uma amostra do que se espera vir a ser o hardware de meio da tabela que vai ser encontrado.
Garante também que esse hardware será representativo do que se espera venha a equipar os equipamentos que vão surgir com este novo sistema operativo.
Com um ecrã FWVGA e um processador dual core, garante que será mais simples aos programadores criarem as suas aplicações, não tendo de se preocupar em testar várias máquinas e focando-se no software.
Por ser representativo do que a Mozilla espera que os seus parceiros comercializem nos próximos 12 meses, o Flame não é um equipamento topo de gama.
As suas especificações reflectem bem o tipo de alvo que se espera que venha a ser procurado e por isso é um equipamento que fica longe de outras ofertas, de outros sistemas operativos.
Especificações do Flame
- Processador 1.2GHZ Dual core, Qualcomm MSM8210 Snapdragon
- Ecrã 4.5” (FWVGA 854×480 pixels)
- Câmaras: Traseira: 5MP com auto-focus e flash / Frontal: 2MP
- Frequências: GSM 850/900/1800/1900MHz – UMTS 850/900/1900/2100MHz
- 8GB memoria
- 256MB – 1GB RAM (ajustavel pelo utilizador)
- A-GPS, NFC
- Suporte para Dual SIM
- Capacidade da bateria: 1,800 mAh
- WiFi: 802.11 b/g/n, Bluetooth 3.0, Micro USB, MicroSD
Uma característica muito interessante que o Flame terá e que será extremamente útil aos programadores é a capacidade de definir a memória que o tem disponível.
Desta forma será possível simular a execução das aplicações criadas em equipamentos com capacidades menores e adaptá-las para esses cenários.
O Flame foi criado pela Mozilla e pela empresa T2Mobile e pretende ser a base de trabalho oficial do Firefox OS. Terá actualizações garantidas das versões major do Firefox OS e a capacidade de mudar entre versões de desenvolvimento.
Apesar de existirem já no mercado alguns equipamentos com Firefox OS dedicados aos programadores, como o Keon, o Peak e o Revolution, da Espanhola Geeksphone ou o ZTE Open, não existia um equipamento da Mozilla e que fosse oficialmente representativo do que esta pretende.
Quem quiser pode encomendar já o Flame, que estará à venda no site Everbuying.com, pelo preço de 128 euros (170 dólares), com a oferta dos portes para qualquer parte do mundo.