As guerras e as lutas que há alguns anos atrás estavam presentes nos sistemas operativos criados para os desktops migraram de forma avassaladora para o mundo dos dispositivos móveis.
Para além dos concorrentes bem conhecidos e firmados começam a surgir algumas alternativas bem sólidas e que prometem revolucionar a industria.
O Firefox OS, o sistema operativo móvel da Mozilla, está lentamente a preparar a sua posição e tem agora a sua primeira oferta “oficial”, o Flame, para todos os que querem começar a programar para este SO.
O Flame é o equipamento padrão criado pela Mozilla para todos os que querem iniciar-se neste novo sistema operativo. Foi criado como sendo um equipamento adaptado e ajustável ao que se espera virem a ser os smartphones a serem equipados com este sistema operativo.
Para além das suas características técnicas que se ajustam ao mercado alvo, o Flame pode ser configurado para ter uma memória variável e assim testar as aplicações em vários ambientes.
Por ser uma máquina de testes foi decidido manter o seu preço num valor baixo, sendo o Flame comercializado por cerca de 128 euros (170 dólares), garantindo uma plataforma acessível e bastante boa para os testes.
Com um ecrã FWVGA e um processador dual core, garante que será mais simples aos programadores criarem as suas aplicações, não tendo de se preocupar em testar várias máquinas e focando-se no software.
Especificações do Flame
- Processador 1.2GHZ Dual core, Qualcomm MSM8210 Snapdragon
- Ecrã 4.5” (FWVGA 854×480 pixels)
- Câmaras: Traseira: 5MP com auto-focus e flash / Frontal: 2MP
- Frequências: GSM 850/900/1800/1900MHz – UMTS 850/900/1900/2100MHz
- 8GB memoria
- 256MB – 1GB RAM (ajustavel pelo utilizador)
- A-GPS, NFC
- Suporte para Dual SIM
- Capacidade da bateria: 1,800 mAh
- WiFi: 802.11 b/g/n, Bluetooth 3.0, Micro USB, MicroSD
O Flame não é uma novidade no mundo do Firefox OS, tendo sido já apresentado no inicio deste ano, mas está agora a ser novamente apresentado pela Mozilla, por estar finalmente disponível para compra por todos.
Depois de sido apresentado e colocado em pré-venda em Maio deste ano, está agora disponível para compra directa no Everbuying.com, o parceiro escolhido pela Mozilla para o comercializar.
Como já referimos e mostrámos em diversas ocasiões, o Flame não é o primeiro smartphone com Firefox OS a chegar ao mercado. O o Keon, o Peak e o Revolution, da Espanhola Geeksphone ou o ZTE Open são algumas das ofertas já disponíveis, mas o Flame é o primeiro criado pela Mozilla com o cunho de ser o telefone a ser usado para desenvolver aplicações para este novo sistema operativo.
A Mozilla espera agora que com a disponibilização do Flame o seu sistema operativo cresça e comece a ter a sua loja de aplicações com muitas mais oferta e com a qualidade que se espera.
Qualquer um pode encomendar o Flame e começar a criar as suas aplicações, baseadas no que de melhor o Firefox OS tem, as linguagens de programação web associadas e que são a sua base.