Pplware

Firefox rumo à versão 3.6

Todos esperamos com grande expectativa o que de novo nos trará o Firefox 3.5. Porém, a Mozilla já está a pensar no plano de desenvolvimento que estará associado à versão 3.6 do dos seu Browser. Saiba algumas das novas funcionalidades que poderá esperar o futuro da raposa flamejante.


A versão 3.5 alvo de desenvolvimento actual, está a atingir um nível de maturidade rapidamente. A terceira versão beta que foi lançada neste mês que passou, inclui um conjunto de novas funcionalidades, tais como o suporte para elementos de vídeo do standard HTML 5 e o novo motor de Javascript de alta performance TraceMonkey. Uma quarta beta da versão 3.5 é esperada para lançamento no final deste mês. Será porém, apenas em Junho que esta versão irá atingir a total maturidade e ser lançada para todos os utilizadores.


Firefox 3.6 Namaroka

Mas no que se refere ao futuro, o Firefox 3.6 foi recentemente confirmado como a nova versão do browser da Mozilla. Espera-se que esta nova versão, seja lançada em meados de 2010, sabendo-se desde já que terá como nome de código Namaroka. A Mozilla, não descarta a possibilidade de tal como a versão 3.1 ter sofrido um incremento para uma versão posterior (a versão 3.5), que o mesmo aconteça com a 3.6. Tudo indica que esta versão será palco de algumas inovações bastante interessantes, serão por exemplo esperadas novidades no próprio interface do Firefox.

No entanto, um dos factores de preocupação actual dos browsers, é a performance e esta será uma preocupação para o Namaroka, tendo como especial alvo de optimização o tempo de arranque e resposta do mesmo. O novo browser, irá acentuar ainda mais o fosso entre os seus browsers concorrentes, ao nível da personalização. Nesta área prevê-se que comecem a existir a diferença entre addons tradicionais e leves, classificando assim os seus requisitos.

Personas

Ainda na mesma área o mecanismo de addons será alvo de uma evolução, que irá permitir, que os addons sejam instalados e possam ser imediatamente usados, sem que o Firefox seja reiniciado. Fontes junto do projecto, acreditam que um pilar importante na mudança da interface do Firefox, passará pelo projecto Personas, que disponibiliza, um método simples para personalização do Firefox, através de skins com um peso minimalista.


Porém os programadores da Mozilla, não se ficarão apenas pela parte visual, estando no presente a conceber em mais detalhe, aspectos do interface com o utilizador, baseando-o na história de navegação do utilizador, e outra informação que vai sendo recolhida pelo browser ao longo do tempo. Um exemplo importante de alguns destes avanços, pode ser visto no novo protótipo de nova aba da Mozilla labs.


Ubiquity

Outras mudanças são esperadas como por exemplo, um novo paradigma de navegação inspirado numa navegação por tarefas, que permite ao utilizador agrupar e gravar abas e interagir com serviços web, por intermédio de uma interface orientada em comandos, largamente influenciada pelo projecto ubiquity. Alguns esboços de funcionalidades do ubiquity, que podem potencialmente ser integradas no Firefox, têm vindo a público.


Prism

Outra nova funcionalidade à muito esperada, será a possibilidade de existir um quebra de barreiras entre a Web e o ambiente de trabalho de um utilizador, apostando numa integração baseada no projecto Prism. Segundo o plano de desenvolvimento, esta funcionalidade pode mesmo trazer, melhorias consideráveis no upload de ficheiros e integração ao nível de edição de conteúdo rico na net, tal como o conceito de edição de imagens revelado pelo projecto Ubiquity no início deste ano.


A Mozilla no lançamento da sua versão 3.0, trouxe grandes melhorias ao nível da experiência do utilizador, tendo sido uma versão fundamental no crescimento da quota de mercado deste browser. Promete ainda interessantes melhorias para utilizadores e programadores de extensões, na versão 3.5.

Contudo, o plano de desenvolvimento da versão 3.6 revela-se talvez um dos mais ambiciosos da história deste browser. Parece-me patente, que enquanto outros browsers pretendem ganhar terreno a nível de tecnologias que o Firefox já possui, este se concentra agora em evoluir além das mudanças a nível técnico, e produzir inovação em aspectos fundamentais na experiência com o utilizador, que poderão definir como todos nós no futuro, iremos interagir com a Internet.

Fonte:Arstechnica

Exit mobile version