Os novos padrões que o browser da Google veio colocar no mercado elevaram a fasquia para valores muito elevados. A adesão que conseguiu veio mostrar que as novidades que apresentaram eram do agrado dos utilizadores e que por isso seria esse o caminho a seguir.
Alguns dos concorrentes resolveram adoptar algumas das alterações que o Chrome introduziu e renderam-se por exemplo aos ciclos de desenvolvimento e a outras particularidades. A mais recente adesão veio dos lados da Mozilla, que propõe agora uma página de entrada muito ao estilo da que o Chrome disponibiliza.
A Mozilla tem sido a empresa que mais tem seguido as inovações que a Google tem implementado no seu browser. Esta atitude por parte da Mozilla tem permitido manter os seus fiéis seguidores, ao disponibilizar no Firefox o que de mais recente tem surgido.
A página de entrada do brower, que até agora se limitava a ser uma página em branco pode em breve ter uma nova imagem, onde vão ser apresentados os sites que mais têm sido visitados.
Para já esta novidade está apenas disponível na versão Nightly do Firefox e tem de ser activada através da mudança de um parâmetro de configuração do browser.
Para já uma função que ainda não funciona de forma perfeita, mas permite ver o caminho que vai ser seguido pela Mozilla. É claro que o propósito destas versões é este mesmo, introduzir as alterações para serem testadas e melhoradas com base no feedback que vai sendo dado pelos utilizadores.
Depois de activarem a nova funcionalidade devem dar algum tempo ao Firefox para que recolha as vossas preferências de navegação e vos apresente os resultados nessa página.
Para activarem esta funcionalidade devem seguir os passos que vamos apresentar abaixo. Em primeiro lugar devem ter instalada e funcional a versão mais recente do Nightly do Firefox. Lembramos que esta versão, bem como as que se seguem na estrutura de desenvolvimento, Aurora e Beta, são propensas a problemas e falhas, por serem versões de testes.
Para acederem às configurações do Firefox devem escrever o endereço about:config na barra de endereço. Devem concordar com a famosa mensagem que vos é apresentada e colocar na caixa de pesquisa a palavra newtab.
O resultado dessa pesquisa deve devolver-vos duas chaves, browser.newtab.url e browser.newtabpage.enabled. Caso estas não existam devem ser criadas com os seguintes valores:
- browser.newtabpage.enabled – Tipo: boolean – Valor: true
- browser.newtab.url – Tipo: string – Valor: about:newtab
Caso as chaves existam, devem alterar os valores para os indicados acima. No final do processo devem fechar todas as janelas do Firefox e voltar a abri-lo.
Quando criarem um novo separador devem agora notar que deixam de ter uma página em branco e passam a ter aí apresentadas as páginas que mais vezes visitaram nos últimos tempos.
Existe ainda a possibilidade de esconderem esta página ou de a recarregar. Os botões para estas funções estão disponibilizados no canto superior direito desta.
Notem que esta é ainda uma versão muito preliminar do que vai ser esta página e que por isso nem todas as páginas vão ter associada uma imagem.
Esta novidade deve ser introduzida quando a versão Aurora atingir a versão 12 e apenas quando esta versão atingir o estágio final será disponibilizada para os utilizadores da versão estável do Firefox.
Fica no entanto apresentado qual o caminho que a Mozilla vai seguir no desenvolvimento do seu browser e quais são as funcionalidades que podem ser esperadas no Firefox.