O Firefox OS promete trazer para a arena dos sistemas operativos móveis a verdadeira liberdade e independência que muitos disseram querer aplicar e nunca o conseguiram.
Tem estado a ser desenvolvido e o seu grupo de apoiantes tem crescido e preparando-se para o seu lançamento. Em Fevereiro foi anunciado que o Firefox OS começaria a ser vendido em alguns países da América Latina e em Espanha. Pois hoje a Telefónica vai colocar no seu mercado Espanhol o primeiro telefone equipado com o Firefox OS.
Este primeiro equipamento será o ZTE Open e será comercializado por 69 euros, com um crédito de 30 euros em chamadas para os clientes pré-pagos. Existirá também uma modalidade de custo zero para clientes pós-pagos.
O ZTE Open tem um ecrã de 3,5 polegadas, 256 MB de RAM, 512 MB de ROM e uma câmara de 3.2 MP. O valor que os clientes vão pagar inclui ainda um cartão MicroSD de 4 GB. Este telefone inclui ainda rádio, aplicações com filtros para utilização com a câmara, acesso a mapas via Nokia HERE e, claro, o Firefox.
The ZTE Open Firefox OS device launches tomorrow in Spain costing €69 incl €30 balance for prepay customers #MovistarFirefoxOS
— Telefónica Digital (@tefdigital) July 1, 2013
Este não é um equipamento topo de gama e as suas especificações são bastantes normais, mas o mercado que o Firefox e estes equipamentos pretendem alcançar não necessitam de muito mais.
Estes equipamentos vão ser lançados em mercados onde o preço será um factor de decisão e por isso a utilização sistemas operativos associados a hardware de baixo custo vão dar a margem necessária para a penetração e para o sucesso que se espera.
A disponibilização será feita para já em Espanha, mas a Telefónica espera nas próximas semanas lançar o ZTE Open nos mercados Sul Americanos onde o sucesso se espera que seja também elevado.
Posteriormente, e por outros operadores de telecomunicações, a disponibilização do Firefoz OS será alargada a outros mercados.
Vejam abaixo o vídeo que a Telefónica disponibilizou para anunciar a chegada do Firefox OS e do ZTE Open ao mercado Espanhol.
O Firefox OS é já uma realidade desde o início da comercialização, também em Espanha, dos telefones da Geeksphone. Se o sucesso destes novos equipamentos disponibilizados pela Telefónica for tão grande como foi o dos anteriores então a aposta está ganha.
Aguardemos pela sua chegada a Portugal onde os preços devem ser similares aos praticados em Espanha. Vão ser equipamentos bastante atractivos, não pelas suas capacidades mas sim pelos preços praticados e pelas funcionalidades que vão trazer.