A Mozilla está a investir forte nos seus produtos. Lançou há dias o Firefox 4 e tem mantido forte pressão no desenvolvimento das versões futuras. Na mesma linha tem surgido as versões para dispositivos móveis, onde a empresa tem depositada forte confiança num mercado cada vez mais exigente e importante.
O Firefox Mobile tem sido desenvolvido para dispositivos com sistema operativo Android e Maemo, no entanto hoje a Mozilla resolveu surpreender o mundo e lançou a versão final deste novo browser.
O Firefox 4 Mobile vem na linha do que foi apresentado a semana passada aquando do lançamento da versão 4 do Firefox para PC e Mac. Com uma interface muito fluida e com uma rapidez enorme no processamento e renderização das páginas é um sério concorrente face ao que tem sido apresentado para as duas plataformas onde é suportado.
O browser permite que sincronização entre o Firefox Mobile e o Firefox instalado no PC de forma remota. Conseguem exportar favoritos, histórico de navegação, passwords e até os separadores que têm abertos na plataforma fixa. Com estas funcionalidades conseguem transpor as vossas navegações entre estas duas plataformas se forma transparente e sem qualquer inconveniente. É sem dúvida uma experiência de utilização única.
HTML 5 em detrimento do Flash
Uma das funcionalidades que eram esperadas neste novo browser, mas que não foi disponibilizada, é o suporte para Flash. A Mozilla resolveu dar mais enfase ao HTML 5 em detrimento do Flash. Esta decisão é talvez um contra-senso dada o desenvolvimento que tem sido feito para o suporte desta tecnologia no Android.
A escolha recaiu no HTML5 e no CSS, que se já por si é sinónimo de que este browser vai capacidades fantásticas na interacção do utilizador com as páginas que visita.
Este suporte não foi descartado de todo, mas esta versão não tem suporte para Flash.
Todas as funções que o seu irmão maior tem estão neste Firefox Mobile. Podemos instalar extensões e temas, da mesma forma que o fazemos na versão desktop.
Esta versão final está já disponível no Android Market, pelo que basta pesquisem por Firefox ou basta apontarem o vosso leitor de códigos QR para a imagem abaixo.
Se o pretenderem instalar no vosso Nokia N900 basta acederem ao endereço Firefox.com/m e descarregarem-no.
Esta nova versão é sem dúvida uma revolução no mercado dos browsers em geral e no dos dispositivos móveis em particular. A Mozilla conseguiu transpor de forma perfeita tudo o que o Firefox 4 tem para esta versão móvel. Testem-no e provavelmente vão abandonar o browser do vosso Android.
Artigos Relacionados: