A Mozilla tem vindo a desenvolver os seus browsers a ritmos diferentes. Se por um lado temos o Firefox a aparecer em velocidade de cruzeiro, com a disponibilização de novas versões beta, rumo à versão 4 final, por outro temos a versão Mobile desse mesmo browser a aparecer de forma esporadica com novidades.
Pois numa jogada que parece ter sido orquestrada com o surgimento das recentes versões beta do Firefox, eis que foi apresentada ao mundo a primeira versão beta da versão Mobiles deste browser. O Firefox 4 Mobile (também conhecido como Fennec) foi agora apresentado, na sua versão Beta 1, para que todos os que o pretendam testar o possam fazer numa fase adiantada desta versão, quer seja no Android ou no Maemo.
A versão agora apresentada vem munida de todas as funcionalidades que o seu irmão maior tem e a que estamos habituados. Tecnologias como o HTML5, CSS e JavaScript passam a estar disponíveis no seu telefone, para que tenha uma experiência de utilização idêntica à que tem no browser do seu PC.
Uma das preocupações que a equipa de desenvolvimento teve foi a de tornar possível o manter das duas versões deste browser sincronizadas, de modo a que sair do PC não signifique deixar a navegação que estava a ser feita. Com o mecanismo de sincronização Firefox Sync, que vem de raiz na versão 4 do Firefox (mobile e normal), vão conseguir transitar entre o PC e o vosso telefone de forma simples e transparente.
Duas novidades introduzidas nesta versão dão pelo nome de Electrolysis e Layers. A primeira foi criada para manter em separado os processos de renderização de conteúdos Web da interface e a segunda está dedicada a tornar melhor as performances gerais deste novo browser.
Esta nova versão traz ainda outras novidades dignas de registo e que são, por exemplo, o pinch-to-zoom, que passa a ser suportado nos dispositivos com suporte para multi-toque e o Awesome Screen, que permite o acesso rápido ao histórico de navegação, favoritos e separadores abertos, apenas com um simples toque na Awesome Bar.
A lista de dispositivos suportados ainda não é muito extensa, mas começa a crescer a olhos vistos, com a adição do suporte para o Android. A lista dos equipamentos suportados de forma oficial está apresentada abaixo.
Maemo
- Nokia N900
Android
- Dispositivos suportados e testados
- HTC Desire
- HTC EVO 4G
- HTC Google Nexus One
- Motorola Droid 2
- Dispositivos suportados mas não testados
- HTC Desire Z
- HTC Droid Incredible
- Motorola Droid X
- Motorola Milestone
- Samsung I9000 Galaxy S
O Firefox 4 Mobile Beta 1 é compatível com Android 2.0 ou superior e a sua instalação requer aproximadamente 32MB de espaço na memória do telefone e mais 12MB no cartão de memória.
Se são utilizadores frequentes do Firefox então esta nova versão, disponibilizada para Android e Maemo, assenta que nem uma luva no vosso telefone. Vão conseguir, de uma forma simples, transferir tudo o que têm no browser “fixo” para o vosso browser “móvel”. Vão passar a poder usar no vosso telefone um que conhecem bem e que estão habituados a utilizar de forma eficiente.
É mais uma vitória em toda a linha para a Mozilla e para o Firefox. Esperamos que o ritmo de disponibilizações de versões de teste seja aumentado e que as versões finais dos 2 browsers sejam disponibilizados numa data próxima. Todos os utilizadores têm a ganhar com isso!
Instalação no Android
A instalação no Android é extremamente simples. Basta apontarem o vosso leitor de códigos QR para a imagem abaixo e seguirem o links. Se preferirem podem descarregar a aplicação directamente deste link e instalá-la no vosso Android.
Instalação no Maemo
Basta descarregarem a aplicação a partir deste link e procederem a uma instalação normal no vosso Nokia N900.
Artigos relacionados:
- Firefox disponível para dispositivos com Maemo OS
- Fennec 1.0 RC – Firefox para telemóveis e PDAs
- Fennec – O novo Mobile Firefox