Os programadores do Mozilla Firefox planeiam lançar a primeira versão beta do próximo Firefox 3.6 já para a próxima semana, mais precisamente no dia 14 de Outubro. Esta data coincide também com o lançamento do Firefox 3.5.4. Esta notícia é especialmente interessante para utilizadores, como eu, que se queixam bastante da performance do actual Firefox: é um desastre em relação ao que havia sido prometido!
Mas vemos que a Mozilla tem mesmo que fazer algo. O Firefox 3.5 está gasto e está a enviar em debandada utilizadores intensivos dos navegadores para o Google Chrome. Nesse sentido a Fundação Mozilla avança com a notícia que este novo Firefox, o Firefox 3.6 está bem melhor que o 3.5, em termos de segurança mas principalmente em termos de performance.
A equipa da Mozilla não se concentra especificamente no que já é tradicional mexer quando se pretende mais dinamismo nos web browsers, no JavaScript, não, desta vez a ideia é ir mais longe e mexer também com a performance do arranque e nas respostas às solicitações do navegador.
Esta versão do Firefox já foi testada pelo pessoal da Betanews, foi-lhes disponibilizado a última versão alpha do Firefox 3.6 e estes chegaram à interessante conclusão que a nova versão do navegador teve um incremento de performance na casa dos 22.8% comparativamente à versão final do Firefox 3.5.3. Claro que esta performance ainda está longe da conseguida com browsers baseados no Webkit, no entanto mostra uma dedicação forte para aproximar os browsers, tendo em conta que esta considerável distância é bastante penalizadora para o Firefox, em relação ao Chrome, por exemplo.
Claro que estes 22.8% de aumento na performance ainda diz muito pouco, principalmente porque na frente estão claramente o Chrome e o Opera, com resultados muito mais satisfatórios mas nem sempre ajustados com as necessidades dos utilizadores modernos. Vamos esperar para ver… mas está a ficar complicada a vida para o Firefox.