Pplware

Firefox 17 está disponível – A Mozilla continua o seu trabalho

Periodicamente, e segundo os planos bem definidos, a Mozilla traz para a rua as novidades que as suas equipas de desenvolvimento foram implementando no Firefox.

Se inicialmente as alterações e as novidades eram apenas no core do Firefox, começámos a assistir nas últimas versões ao aparecimentos de mudanças visuais e à adição de novas funcionalidades.

A mais recente versão, chegada hoje aos repositórios da Mozilla, traz novidades que ultrapassam tudo o que até agora tinha sido apresentado. O Firefox 17 está disponível e podem todos actualizar e usar.

Tal como nas versões anteriores, o Firefox 17 começou a ser desenvolvido há já algum tempo. Amadureceu as funcionalidades à medida que foi evoluindo nas diferentes versões de teste.

Chega agora à sua fase mais madura e capaz de ser usado por todos os utilizadores. As funcionalidades que foram desenvolvidas estão maduras e prontas a ser usadas.

Existem algumas novidades que se destacam na versão 17 do Firefox. Em primeiro lugar a Awesome Bar, nome dado pela Mozilla à sua barra de endereço, que permite que façamos as pesquisas directamente daí, foi alterada esteticamente e passou a apresentar informação de forma mais visível. Os ícones estão maiores e mais perceptíveis.

Outra alteração foi o voltar a ter as animações nos separadores. Estas animações tinham sido removidas há algum tempo atrás, mas agora voltaram. Estas animações são vistas sempre que arrastarem um separador para outra posição.

Uma das alterações que mais impacto vai ter na maioria dos utilizadores é a integração no Firefox 17 da Social API. Esta API vai poder integrar no Firefox a ligação às principais redes sociais. Para já está apenas disponível a ligação ao Facebook.

Esta opção, apesar de presente, não vem activa por omissão. Para o terem devem aceder às configurações do Firefox (about:config) e depois procurarem a entrada social.enabled que devem colocar a true.

A função de inibição dos plugins (Click-To-Play), que foi lançado na versão 14 do Firefox, está mais robusta. A somar aos plugins que já inibia, esta função passa a bloquear versões desactualizadas do Flash, Silverlight ou outros plugins.

Existem também alterações na interface de gestão de conteúdos para programadores. Passa a ser possível editarem o DOM das páginas HTML que estão a visitar.

Por fim, e para terminar as alterações visíveis, o Firefox 17 no Mac passa a estar também integrado com o Centro de Notificações. Todos os alertas ou mensagens que forem geradas no Firefox passam a ser apresentadas num alerta e guardados no Centro de Notificações do Mac OS X. Desta forma não se perdem mensagens e os utilizadores são alertados de imediato.

Claro que para além de todas estas novidades existem também melhorias que não são visíveis. Os atributos iframes passam a estar contidos numa sandbox para aumentar o nível de segurança e aumentar a protecção. Foram ainda implementadas muitas melhorias de performance e de estabilidade.

Esta versão do Firefox está já disponível nos servidores da Mozilla. Está também já disponível para actualização através do próprio Firefox. Actualizem para terem acesso a todas estas novidades e para testarem as principais funções que traz.

Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows, Mac OS, Linux Download: Firefox 17 – Linux 32bits Download: Firefox 17 – Linux 64bits Download: Firefox 17 – Mac OS X Download: Firefox 17 – Windows Homepage: Firefox

Exit mobile version