Pplware

Finlândia – Correios acabam com cartas em papel

Na Finlândia está a ser levada a cabo uma verdadeira revolução que deveria ser seguida por muitos outros países por esse mundo fora.

A partir do próximo dia 12 e até ao final do ano um conjunto restrito de pessoas e empresas deixará de receber correspondência postal em papel passando esta a ser digitalizada e entregue em formato electrónico.

Segundo os responsáveis pelos serviços postais Finlandeses, este novo serviço pretende reduzir as emissões de CO2 e diminuir o número de carteiros nas ruas e estradas num país com uma população cada vez mais diminuta.

Este serviço está para já disponível numa base de voluntariado e será inicialmente aplicado na zona de Anttila, uma área de povoamento disperso, na cidade finlandesa de Porvoo. Até agora aderiram a esta modalidade um grupo de 126 casas e 20 empresas.

A conversão da correspondência postal para o formato digital será feita através de processos automáticos e será garantida a confidencialidade de todos os documentos  que passarem por este sistema.

Os utilizadores deste serviço receberão um e-mail ou um SMS  assim que a sua correspondência em papel for aberta, digitalizada e enviada em formato digital para uma caixa de correio electrónico segura, ao qual apenas o destinatário tem acesso.

Após a apresentação deste serviço depressa se levantaram vozes de protesto contra a possível perda de privacidade que os utilizadores do serviço postal vão estar sujeitos. Mas segundo declarações do responsável pela Itella (serviços postais Finlandeses) esta caixa de correio electrónico será segura e comparável aos serviços de banca electrónica. Os funcionários que trabalharem neste serviço vão estar vinculados a contractos de confidencialidade muito fortes.

Curiosamente o correio continuará a ser entregue. Após a digitalização da correspondência esta será novamente colocada nos envelopes e será entregue. Mas a periodicidade com que as entregas são feitas baixou para um dia por semana.

Estaremos nós preparados para abraçar este tipo de salto rumo à digitalização e à eliminação do papel?

Exit mobile version