Investigadores do programa MIT Portugal desenvolveram um pequeno sensor que ajuda a perceber se têm determinado produto na despensa ou no frigorífico e qual o seu estado de conservação.
Quantas vezes já teve vontade de comer aquele pacote de bolachas que estão guardadas na despensa e no dia em que decidiu fazê-lo verificou que as mesmas já estão fora da validade? Isto é algo que acontece algumas vezes, uma vez que não temos nenhum sistema de notificação que nos diga o que temos na despensa ou no frigorífico e qual o estado de conservação.
Mas há novidades!
Investigadores do programa MIT Portugal desenvolveram um pequeno sensor que, colocado nas embalagens de alimentos, pode ajudar os consumidores a perceber se têm determinado produto na despensa ou no frigorífico e qual o seu estado de conservação.
A informação acerca dos alimentos pode ainda ser consultada nos telemóveis, no decorrer das deslocações ao supermercado ou à praça, contribuindo para compras racionais e para a redução do desperdício alimentar.
Em declarações à agência Lusa Lusa, Tiago Cunha Reis referiu:
É como se fosse um selo de correio, com moléculas muito pequenas que se tornam sensores e reagem a variações de temperatura, exposição à luz e à humidade, assim como a outras propriedades dos alimentos
O investigador do programa doutoral MIT Portugal, resultado de uma parceria com a universidade norte-americana MIT, explicou que o “selo de correio” pode ser colocado em qualquer embalagem, seja uma garrafa de vidro ou de cartão, como um pacote de leite.
Tem a capacidade de reter informação sobre a qualidade do produto através da leitura daquelas variáveis, mas também de registar esses dados, o que permite recebe-la comunicando, por exemplo, com um telemóvel, com uma aplicação ‘mobile’ também já desenvolvida, como especificou Tiago Cunha Reis.
A análise do sensor, relatou, vai além da informação do prazo de validade do alimento, ao ter em conta “todas as variáveis que atuaram sobre o produto, desde o seu ciclo de produção, distribuição e consumo, e faz um cálculo que reflete o seu estado” de conservação, através de uma percentagem de zero a 100 em que 100 é o melhor.
Assim, quando o consumidor vai ao supermercado pode receber informação do que tem na despesa ou no frigorífico e qual o seu estado de conservação, de modo a gerir de forma sustentável as compras.
Este projeto, através da Mater Dynamics, entidade criada para trabalhar o produto, foi distinguida na semana passada, na 4ª edição do projeto de empreendedorismo do Expresso e da EDP ao receber um prémio de 20 mil euros.
Via LUSA