Pplware

File:/// – Um simples bug no Mac OS X, com um grande impacto

Todos os sistemas operativos têm bugs. Alguns maiores e mais importantes que outros, mais simples e com menor impacto. Todos tendem a ser corrigidos, mediante o seu grau de importancia e da sua gravidade.

Foi agora descoberto um bug no Mac OS X que, apesar de não ser nada grava, revela-se bastante incomodo. Não é uma situação que aconteça muito frequentemente, mas que não deixa de ser curiosa. Pode ser usada em quase todas as aplicações Mac e o resultado é sempre o mesmo, o fechar da aplicação de forma imediata, com um erro!

Este bug foi descoberto no final da passada semana e pode ser facilmente reproduzido em qualquer aplicação do Mac OS X. Pela informação apresentada apenas afecta a mais recente versão do Mac OS X, a Mountain Lion, tendo sido testada nas anteriores sem qualquer resultados.

O bug em sí pode ser reproduzido ou testado de uma forma muito simples. Basta que escrevam, por exemplo no Editor de Texto a seguinte frase “File:///“. O F tem de ser maiúsculo e ter três barras após!

De imediato a janela do Editor de Texto é fechada e é mostrada uma janela com um erro na aplicação. Se quiserem aceder ao erro apresentado para o dissecar melhor podem ver essa mensagem de erro nesta página do PasteBin.

Este erro é de tal forma estranho que até o próprio software de report de erros do Mac OS X é afectado.

A primeira referência a este erro foi publicada no blog Open Radar na passada quinta feira e foi-se tornado viral com o tempo.

Alguma informação adicional foi já apresentada para justificar este problema. De acordo com alguns utilizadores o bug está dentro dos Data Detectors, uma funcionalidade que permite detectar datas, localizações e dados de contactos, o que facilita a gravação de dados no calendário e livro de contactos.

Este bug foi já passado para a Apple que o deverá corrigir em breve, não havendo ainda datas ou qualquer informação adicional transmitida pela empresa de Copertino. Dada a sua baixa criticidade é pouco provável que a sua resolução surja nos próximos tempos.

Se este bug vos afecta e pretendem contorná-lo, existe já uma forma de o fazerem. Basta que acedam às Preferências do Sistema, Idiomas e Texto e escolham o separador Texto. Desceleccionem as opções “Corrigir ortografia automaticamente” e “Usar substituição de símbolos e texto”.

É um bug estranho e que mostra uma falha que não deveria acontecer nas aplicações para Mac OS X. É estranho que uma funcionalidade associada ao calendário e livro de contactos afecte desta forma a maioria das aplicações do Mac OS X Montain Lion, mas convenhamos, o seu impacto é mínimo ou até quase inexistente.

Quantas vezes pretendem escrever nos próximo meses a expressão “File:///”? Precisamente, zero ou ainda menos…

Usem o bug para se divertirem com os vossos amigos e vejam a cara deles quando lhes mostrarem que uma linha tão simples consegue mandar abaixo a maioria das aplicações do Mac OS X.

Exit mobile version