Pplware

Feliz Dia da Internet!

Nasceu como um projecto militar para assegurar as comunicações em caso de ataque nuclear mas essa situação nunca aconteceu e a Internet, cujo Dia se celebra este sábado, tornou-se numa ferramenta imprescindível na vida de milhões de pessoas.

 

Foi há pouco mais de 15 anos que a Ner se generalizou e, nesse curto período, tornou-se um meio privilegiado para a realização de tarefas tão simples como manter contacto com amigos, encontrar uma casa para comprar ou arrendar ou decidir onde jantar.

Criada em 1969, a Internet tinha, a 03 de Janeiro de 2006, cem milhões de utilizadores ligados e a quem nasceu depois de 1985 é quase impossível imaginar o mundo sem e-mail e sem Messenger.

E apesar de alguns peritos afirmarem que há uma dependência excessiva da Net, uma sondagem da consultora Park Associates, publicada esta semana, revela que, num total de 20 milhões de lares norte-americanos, 18 por cento não tem acesso à Net e 21 por cento dos «cabeça-de-casal» nunca aí procuraram informação, nem nunca receberam correio electrónico.

Promovida em Espanha pela Associação dos Utilizadores de Internet, a data é internacionalmente subordinada ao tema “A um clique do mundo” e inclui mais de 350 actividades com o objectivo comum de “incentivar o uso da rede, que em Espanha se situa nos 44 por cento”, segundo os organizadores, que criaram uma página para a efeméride.

As iniciativas do Dia da Internet, inserido no Dia Mundial da Sociedade da Informação e das Telecomunicações, mobilizam 40 organizações espanholas. Na madrilena Praça de Chamberí, entre as 20:30 e as 22:30 a banda Bourbon Street Dixieland interpretará um repertório com temas de jazz tradicional, dos anos 20, “ragtimes” e antigas canções dos músicos que foram pioneiros neste género musical.

A celebração será também uma oportunidade para provar uma das 10 mil arrobas doces (numa homenagem a um dos mais conhecidos símbolos do mundo digital) que serão oferecidas no local. A confecção de um doce relacionado com as novas tecnologias animou pasteleiros das Astúrias ao País Basco e todas as pastelarias que desejassem associar-se à celebração podem criar um pequeno bolo comemorativo para oferecer hoje aos clientes.

Além da música e da gastronomia, o encontro na Praça de Chamberí será uma oportunidade para partilhar experiências sobre as novas tecnologias e até para regressar a casa com um monitor TFT novo ou um portátil, já que os ecrãs e os computadores serão sorteados um a cada meia hora.

No local serão ainda entregues os “Prémios diadeinternet 2008”, para os quais houve um total de 350 candidaturas e que foram votados “online” pelos cibernautas.

Estes prémios têm por objectivo reconhecer publicamente o esforço de pessoas e instituições para aproximar todos os cidadãos da sociedade da informação, sendo os projectos distinguidos pela sua contribuição para a acessibilidade, a diversidade e a segurança na Internet.

No âmbito do Dia da Internet, a autarquia de Madrid pôs também em marcha a iniciativa “Dá vida à tecnologia”, ao abrigo da qual cidadãos e empresas doam equipamentos que já não utilizam para serem leiloados na Internet, revertendo a verba angariada para várias Organizações Não Governamentais.

Também no Brasil a data vai ter expressão, com a organização dos eventos a cargo da entidade Internauta Brasil.

Entre as actividades previstas no Brasil conta-se a difusão de depoimentos de personalidades dos sectores político, educativo e tecnológico sobre a forma como a Internet mudou o seu quotidiano.

Voluntários da Internauta Brasil vão também ministrar dois mini-cursos intitulados “Conheça as maravilhas da Internet” e “Entre em contacto com seus amigos e familiares que moram longe”. O primeiro visa mostrar o universo diversificado em que a Internet se constitui e o segundo pretende ensinar idosos a enviar e-mails a partir de cafés com postos públicos de acesso à rede.

Já na Colômbia, a sede nacional das comemorações é Santiago de Cali, que acolhe os eventos no seu centro cultural, com destaque para a apresentação, hoje, do Plano Nacional de Tecnologias da Informação e Comunicação.

“A jornada vai destinar-se sobretudo à população da cidade e aos habitantes do Valle del Cauca, com o objectivo de aproximar a Net daqueles que ainda não recorrem a ela e de facilitar o acesso a quem tem dificuldade em navegar na rede”, afirmou António Medina, presidente da Associação Colombiana de Utilizadores de Internet.

Países como o Chile ou a Argentina realizaram os respectivos programas comemorativos ao longo da primeira quinzena de Maio e, em Portugal, a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento optou por apostar no Dia Europeu da Internet Segura, que se realizou em Fevereiro. Diário Digital / Lusa

Exit mobile version