Se são utilizadores como eu do Google, que o visito entre duas espreitadelas ao Peopleware No Comments devem ter reparado que o logo está diferente. Mais uma efeméride pensei eu à medida que metia mais uma pesquisa, mas nem liguei bem ao que era. Dia das flores? Dia do peixe assado?
Eu sei lá o que eles inventam para alterar o logo, mas ok, continua a pesquisa.
Há pouco chamaram-me à atenção para o logo e eu achei que merecia uma olhadela a fundo. Ora bem, um globo terrestre, uma “coisa” que parece um Sputnik e dois “little green men”.
Que raio é aquilo. Ao passar o rato por cima do logo lá aparece a resposta “Yuri Gagarin”. E está tudo dito! Fez-se luz na minha cabeça.
Completa-se hoje mais um aniversário da data em que o homem [leia-se cosmonauta] foi ao espaço pela primeira vez. Há 46 anos atrás, partindo da Cidade das Estrelas, a nave Vostok 3KA-2 (Vostok 1) partia rumo às estrelas para uma viagem sem retorno garantido. A viagem durou 108 minutos e realizou a primeira volta completa em órbita ao redor do planeta. Foi durante essa viagem o tenente Yuri Gagarin proferiu a famosa frase “A Terra é azul” e assobiou a melodia “A Pátria ouve, a Pátria sabe”. É ainda em órbita que é promovido de Tenente a Major.
Após isto a Agência Soviética Tass anunciou este espectacular feito ao mundo.
O retorno como todos sabemos foi feito em segurança, tendo a cápsula Vostolk sido ejectada a 7 Km de altitude e aterrado em relativa segurança a cerca de 800 Km do local inicialmente calculado.
Após esta viagem triunfal o Major Yuri Gagarin passou a estrela mundial.
Infelizmente, e porque nem todos somos eternos, o Major Yuri Gagarin morre num acidente de avião, nunca devidamente explicado, no dia 27 de Março de 1968. Paz à sua alma a todos os que deram a vida pelo avanço da humanidade.
Vale a pena perder 5 minutos a pensar na grandeza de tão “pequenos” homens que com a coragem de gigantes fazem crescer o Homem em todos os sentidos.
Parabéns, Sr. Yuri Gagarin, onde quer que estejas.
E deixo aqui o meu obrigado à Denise por me ter mostrado o logo do Google.
E ao Sr. Yuri Alieksieievitch Gagarin (Ю́рий Алексе́евич Гага́рин para os amigos) por ter iniciado uma viagem sem fim rumo às estrelas. Tempos houve em que o céu era o limite.