Pplware

Faz hoje 42 anos que se fez a primeira chamada telefónica móvel

Ter actualmente um telemóvel e realizar uma chamada telefónica é algo banal. Mas nem sempre foi assim! Hoje, dia 3 de Abril, comemora-se o 42º aniversário da primeira chamada telefónica realizada através de um telemóvel.

O telefone usado naquela altura pesava quase um quilo, demorava cerca de 10 horas a carregar e tinha apenas uma autonomia de meia hora.

Sabes de onde te estou a ligar?” Foram estas as primeiras palavras do cientista da Motorola, Martin Cooper, em conversa com Joel Engel (Engenheiro da concorrente Bell Labs/AT&T). Cooper usava um Motorola Dyna Tac 8000X um dispositivo de 9”, sem ecrã, com 30 circuitos que tinha uma autonomia bastante limitada.

Depois da  chamada, Martin Cooper deu uma conferência de imprensa, no hotel Hilton, onde apresentou  o Motorola Dyna Tac 8000X. Passados dez anos, este equipamento passou a estar à venda por 3.999 dólares (cerca de 10.000 dólares actualmente).

Motorola Dyna Tac 8000X

Em 1975 já existiam 5.000 clientes do serviço de telefonia móvel em todo o mundo. Actualmente, de acordo com a GSMA, existem 3600 milhões de utilizadores o que corresponde a metade de toda a população mundial. A Organização Mundial de Operadoras Móveis prevê que, em 2020, existam 4600 milhões utilizadores deste serviço.

Quer saber mais sobre a evolução dos telemóveis? Leia o nosso artigo “A evolução dos telemóveis em 31 anos”.

Desafio: Diga-nos qual foi o seu primeiro telemóvel.

Via ElPais

Exit mobile version