Pplware

Facebook permite acesso a morada e nº de telefone…

…a todas as aplicações que o exigirem

Foi anunciado na passada sexta-feira uma nova funcionalidade e o acesso a um novo conjunto de dados por parte das aplicações que estão disponíveis para os utilizadores do Facebook. Passou a essas aplicações o acesso à morada e ao número de telefone que os utilizadores da maior rede social do planeta colocam no seu perfil.

O acesso a estes dados não representa por si um problema até porque o seu preenchimento no perfil é facultativo e a permissão de acesso deverá ser dada pelos utilizadores aquando da “instalação” da aplicação. O problema, segundo alguns analistas é a função que vai ser dada a esses dados e neste campo as possibilidades são quase infinitas…

A disponibilização da informação por parte do Facebook às aplicações que populam e complementam esta rede social está desde sempre dependente da aprovação dos seus utilizadores e é sempre mostrada a informação que será dada acesso, mas a maioria destes utilizadores nem sempre verifica se os dados são necessários e apenas autorizam.

O problema reside no facto de nunca se saber bem a utilização que vai ser dada a esses dados e, na maioria dos casos, a utilização é sempre controlada e nunca é dada uma utilização incorrecta a esses dados. Por outro lado a informação que é passada é inócua e limita-se à informação padrão e que qualquer utilizador consegue aceder.

Ao ser alargado o acesso a dados como a morada e número de telefone novas questões são levantadas. Que tipo de aplicações podem requerer esse tipo de dados e por que razão esses dados são necessários.

Outra questão pertinente e que foi largamente levantada após o anúncio desta novidade por parte do Facebook é a utilização que pode ser dada a esses dados. Facilmente podem passar a ser alvo de spam por SMS ou começar a receber no nosso correio publicidade não desejada.

Outro problema que existe é a proliferação, cada vez maior, de aplicações falsa e que se limitam a roubar os dados dos utilizadores. É este tipo de aplicações que cada vez mais têm necessidade deste tipo de dados e serão os seus criadores os maiores beneficiários com a sua disponibilização.

É claro que qualquer utilizador pode em qualquer altura remover ou alterar os seus dados e desta forma impedir que as aplicações, verdadeiras ou falsas, tenham acesso a elas, mas não deixa de ser estranho que o Facebook tenha libertado o acesso a informação sensível sobre os seus utilizadores. O caricato deste dilema chega ao ponto de estas aplicações poderem ter acesso a informação que nem os próprios “amigos” conseguem ver.

Lembrem-se sempre de validar a que tipo de informação é pedido o acesso nos pedidos de permissão que as aplicações que adicionam vos pedem. Analisem-na bem e verifiquem se faz sentido darem acesso. Tenham ainda cuidado com as aplicações que adicionam pois cada vez mais existem aplicações falsas que apenas pretendem recolher dados vossos ou roubar-vos a vossa identidade Facebook.


Fonte: Blogue de Programadores do Facebook

Exit mobile version