…disputa de nome pode estar a caminho!
Disponibilizada ontem, a mais recente aplicação do Facebook pode estar prestes a enfrentar alguns problemas, associados ao seu nome, Paper.
Desde 2012 que existe na Apple Store uma outra aplicação com o mesmo nome que a mais recente criação do Facebook e o CEO da empresa vem agora pedir que o Paper do Facebook mude de nome.
A aplicação que tem o mesmo nome que a mais recente criação do Facebook é detida pela FiftyThree, e desde 2012 que está na Apple Store. O Paper da FiftyThree foi premiado com a distinção App of the Year 2012 e tem recebido muitas criticas positivas por parte da imprensa e dos utilizadores.
Esta aplicação foi criada para que os utilizadores possam criar as suas idéias com esboços, diagramas, ilustrações, notas ou desenhos e partilhá-las na Internet.
Para além da aplicação Paper, a FiftyThree tem ainda associada uma caneta que permite desenhar directamente na sua aplicação, o Pencil. Este acessório foi criado especificamente para fazer uso do Paper.
Há ainda a possibilidade de converterem tudo o que criarem com o Paper e o Pencil para o formato papel, sendo vendido o Book, um livro único.
Curiosamente, ambas as aplicações apresentam interfaces distintas do que estamos habituados a ver e são verdadeiras criações.
O choque de nomes é uma situação comum na App Store, mas por norma as aplicações que empresas como o Facebook tenta primar pela inovação e originalidade e este situações são evitadas.
O CEO da FiftyThree, Georg Petschnigg, publicou um post no blog do Paper onde mostra que ficaram perplexos com o anúncio do Paper feito pelo Facebook no final do mês passado e que após um contacto com esta rede social foi endereçado um pedido de desculpas pela inexistência de um contacto.
We reached out to Facebook about the confusion their app was creating, and they apologized for not contacting us sooner. But an earnest apology should come with a remedy.
No texto que publicou, Georg Petschnigg pede ao Facebook que reconheça o erro cometido e que reconsidere o nome usado na sua aplicação e que o altere para outro mais original.
There’s a simple fix here. We think Facebook can apply the same degree of thought they put into the app into building a brand name of their own. An app about stories shouldn’t start with someone else’s story. Facebook should stop using our brand name.
Não existe ainda uma posição oficial do Facebook sobre este caso e nem se sabe qual será o desfecho do mesmo. Pode o Facebook tomar a simples decisão de alterar o nome da sua aplicação, admitindo que errou, ou ignorando pura e simplesmente esta coincidência, o que pode levar a processos em tribunal.