Pplware

Exército português vai comprar 12 drones por 6 milhões

O Exército português recebeu luz verde para adquirir 12 drones no valor de 6 milhões de euros.

Estas aeronaves terão como função a recolha de informações em apoio das unidades escalão Batalhão e as verbas já estavam previstas na Lei de Programação Militar.

 

Segundo o Jornal de Negócios, o ministro da Defesa, José Azeredo Lopes (na foto), já deu luz verde para que o Exército português possa gastar até 6 milhões de euros na aquisição de 12 sistemas mini–UAV, no âmbito do “Projecto dos Sistemas Aéreos Não Tripulados”. Estes 12 drones vão custar um milhão de euros, por ano, até 2021.

Como pode ser lido no despacho, os aparelhos servirão para “prover o Agrupamento de Informações, Vigilância, Aquisição de Objetivos e Reconhecimento (Agr ISTAR) de sistemas aéreos não tripulados que permitam apoiar a recolha de informações em apoio das Unidades Escalão Batalhão”. Este despacho foi assinado pelo ministro e publicado esta terça-feira em Diário da República.

A aquisição dos 12 aparelhos será realizada através de um procedimento desenvolvido pela NATO Support Agency (NSPA) e ficará a cargo do Chefe do Estado-Maior do Exército, General Frederico José Rovisco Duarte.

Exit mobile version