Os novos modelos que a Nokia apresentou no último Nokia World mostraram que a companhia resolveu seguir um novo rumo e tenta voltar aos tempos em que dominava de forma absoluta o mercados dos telefones móveis. A sua aproximação à Microsoft e ao Windows Phone 7, desde que foi anunciada, mostrava isso e estes novos equipamentos são a prova disso mesmo.
No entanto, e segundo Simon Lee-Smith, um executivo da Telefónica estes novos equipamentos vão ser caros demais para que a Nokia possa atingir os seus objectivos.
Numa entrevista que Simon Lee-Smith deu ao site Telecoms.com, o preço que a Nokia vai praticar para os seus equipamentos de topo de gama são demasiado caros e caso a empresa não baixe os preços destes não vai conseguir vendê-los de forma massiva, tal como espera.
Na mesma entrevista, Lee-Smith indicou que a Nokia começou já a ouvir as empresas telefónicas e que espera que para início do próximo anos os equipamentos topo de gama comecem a ser comercializados a preços mais baixos e por conseguinte, mais atractivos.
Nokia’s premium devices are not yet at the right price point.
If Nokia wants to sell in volume, they need to bring out devices which are cost-competitive.
Simon Lee-Smith não se referia apenas aos novos equipamentos apresentados na Nokia World, o Lumia 800, mas também aos terminais mais antigos, o N8 e o N9.
O custo anunciado para um Lumia 800, segundo a própria Nokia anunciou é de 420€, ainda livre de impostos e de quaisquer ajudas que as operadoras possam aplicar neste equipamentos.
Por norma os fabricantes de equipamentos móveis estão muito desfasados da realidade e não praticam os preços esperados pelas operadoras e os preços que os clientes estão dispostos a pagar pelos equipamentos.
All device manufacturers seem to think that a €400-plus device is the norm. Well, it isn’t. Customers and operators won’t pay that cost for a device which doesn’t differentiate sufficiently.
Sobre os equipamentos de gama mais baixa que a Nokia apresentou, o executivo da Telefonica espera que venham a ter muito sucesso pois possivelmente vão ter de servir para subsidiar os modelos de gama alta do fabricante finlandês.
hope they’re successful with that,” Lee-Smith said. “They need to be able to subsidise their high end smartphones, because they’re too expensive.
Simon Lee-Smith terminou a entrevista com uma afirmação bastante forte contra a Nokia, dizendo que não basta lançar novos modelos com especificações actualizadas. Nem os consumidores e nem a Telefonica vão adquirir telefones premium apenas por estes terem ecrãs maiores ou câmaras fotográficas com resoluções maiores.
As afirmações de Simon Lee-Smith espelham o que muitos consumidores sentiram no momento em que nos novos Nokia foram apresentados. É no entanto uma verdade universal e pode aplicar-se a outros fabricantes.
O factor preço tende a pesar no momento da escolha de novos equipamentos, em conjunto com a imagem que as marcas têm.
No caso da Nokia, e depois desta ter estado constantemente a perder posição, era uma aposta mais segura se apostassem numa redução dos preços. Era uma forma de recuperarem o mercado que já tiveram e que pretendem voltar a ter.[via]