Pplware

Evento: Trojan Horse was a Unicorn em Tróia

Em Setembro, Tróia vai ser o palco de um evento inédito em Portugal. De 18 a 21 de setembro, o festival Trojan Horse was a Unicorn vai trazer ao Blue & Green Troia Design Hotel, 30 artistas de renome, as melhores escolas e as principais empresas de produção mundiais, ligadas a diversas áreas do Entretenimento Digital.

Com o intuito de criar um evento de dimensão internacional, o Trojan Horse was a Unicorn (THU) aposta, acima de tudo, numa forte vertente educativa, ligando as pessoas de uma forma real através de um conjunto de eventos integrados. Serão quatro dias intensivos, onde artistas e profissionais das maiores empresas de Efeitos Visuais (VFX), 3D, Animação e Videojogos, vão partilhar o seu conhecimento e experiências com os participantes, num ambiente informal e criativo.

De acordo com André Luís, um dos organizadores do Trojan Horse was a Unicorn “existem vários objetivos para o festival. Um deles é claramente colocar Portugal no mapa da indústria de entretenimento digital. Ao mesmo tempo sabemos que, até agora, não existe nenhum evento capaz de criar uma verdadeira rede de networking, que atinja diferentes níveis da indústria: estudantes, artistas, empresas e investidores. O Trojan Horse was a Unicorn pretende ocupar esse lugar”.

Ao reunir em Portugal um enorme e variado leque de artistas talentosos, o Trojan Horse was a Unicorn pretende, igualmente, oferecer aos participantes, nacionais e internacionais, uma oportunidade única para exporem os seus trabalhos, trocar experiências e integrarem-se na comunidade criativa.

Para Nuno Rivotti, membro da organização do festival, “Portugal é um pais sem capacidade de afirmação nestas áreas, invisível para a indústria de entretenimento. Estes nichos começam agora a surgir, mas encontram-se ainda longe de competir a nível internacional. Por isso é necessário criar alavancas e motores capazes de gerar interesse e atenção por parte da indústria. Este evento tenta exactamente combater essa lacuna de conhecimento, e dar à indústria a oportunidade de nos visitar e perceber que também aqui existe essa força criativa e de produção. Ao realizar o Trojan Horse was a Unicorn no nosso país, também se cria o envolvimento necessário para fomentar o interesse e conhecimentos dos nossos profissionais, estudantes ou curiosos por esta indústria”.

Advisory Board e Guest Artists

O Trojan Horse was a Unicorn conta, na sua estrutura, com um Advisory Board que engloba artistas de renome internacional. Um quarteto composto pelos portugueses Afonso Salcedo e José Alves da Silva, a par de Loic Zimmerman e Serge Birault, duas das atuais referências do VFX e da ilustração digital.

Para além da contribuição valiosa para a organização do programa do festival, o esforço concertado entre o Trojan Horse was a Unicorn e o seu Advisory Board, vai permitir trazer, até Tróia, um vasto leque de artistas, profissionais e empresas de renome da indústria.

Entre os artistas já confirmados estão nomes como Dan LuVisi (um dos ilustradores mais influentes da atualidade e criador de The Last Man Standing), Raphael Lacoste (Art Director da aclamada série de videojogos Assassin’s Creed, da Ubisoft), Ziah Fogel (ex-Pixar), In-Ah Roediger (Lead Animator em Oz – O Grande e o Poderoso), Mathias Verhasselt (Blizzard Entertainment), Maciej Jackiewicz (Platige), Alexis Wajsbrot (Framestore) ou Kemp Remmilard (Massive Black).

“A um nível nacional, esta é a primeira vez que existe um evento capaz de reunir esta quantidade de talento das áreas do VFX, Videojogos e Animação”, adianta José Alves da Silva. “Esta é uma oportunidade única que as pessoas que trabalham nestas áreas não devem perder, em particular os artistas nacionais. Os nomes já confirmados garantem um alto padrão de qualidade e transportam o evento para um nível internacional. Se tudo correr como esperado, o Trojan Horse was a Unicorn tem tudo para se tornar num evento de referência a repetir todos os anos”.

 

Afonso Salcedo define a experiência do festival como sendo capaz de oferecer “recursos valiosos para todos os que tenham intereresse em cinema e nas indústrias dos VFX, videojogos e animação. Igualmente importante é o ambiente informal de convívio numa localização incrível, onde durante vários dias, a verdadeira magia vai acontecer. Nada como encontrar outros artistas, partilhar uma cerveja e trocar experiências”.

Programa diversificado

De forma a proporcionar um programa variado, o Trojan Horse was a Unicorn apresenta uma estrutura dinâmica, composta por três áreas, onde os participantes vão poder construir a sua própria agenda.

Porquê Tróia

Desde cedo que a organização do Trojan Horse was a Unicorn, definiu que a experiência única proporcionada pelo festival, teria de ser complementada pela sua localização. Com as suas excelentes infraestruturas, tecnologia de ponta e paisagens de cortar a respiração, a paradisíaca Península de Tróia sempre se revelou a escolha ideal.

Nas palavras de Inês Santos Silva, uma das organizadoras do Trojan Horse was a Unicorn, “Tróia tem um simbolismo importante para o festival. Queremos que a indústria se possa reunir num espaço único, capaz de proporcionar experiências inesquecíveis. Durante 4 dias, estaremos longe de tudo e de todos e o nosso foco estará na aprendizagem, nas oportunidades de networking e na construção de relações duradouras. Tróia é o local perfeito para o tipo de experiência que estamos a preparar”.

O Blue & Green Troia Design Hotel, que engloba o Centro de Conferências, vai servir de quartel-general para o Trojan Horse was a Unicorn, apenas possível graças à parceria com a Amorim Turismo. Desta forma, os participantes inscritos poderão, ainda, beneficiar de tarifas especiais no Blue & Green Troia Design Hotel. Novas opções de alojamento estarão disponíveis num futuro próximo.

Localizado numa península paradisíaca, o Blue & Green Troia Design Hotel está rodeado pelas tranquilas águas do Oceano Atlântico, por extensas praias de areia branca e por campos de golfe. Apenas a uma hora de Lisboa, este hotel de design contemporâneo oferece uma piscina com uma vista magnífica para o mar, um Spa premiado como “Melhor Spa de um Hotel de Luxo”, um Casino e Centro de Espectáculos e um Centro de Conferências com capacidade para reunir mais de 1000 pessoas.

“É uma honra receber a comunidade internacional de artistas e criativos das mais variadas áreas no Blue & Green Troia Design Hotel. A localização privilegiada do hotel, rodeado pelas tranquilas águas do Oceano Atlântico, e rio Sado e por extensas praias de areia branca, e características únicas do Centro de Conferências do Tróia Design Hotel, oferecem todas as condições para que artistas e participantes do Trojan Horse was a Unicorn possam contar com uma experiência única e marcante. O carácter internacional do festival é uma excelente oportunidade para projectar, a Península de Tróia e todas as suas mais valias, como um dos grandes expoentes turísticos do nosso país a um publico singular”, afirma Teresa Roldão de Barros, Diretora de Comunicação e Marketing da Amorim Turismo.


Homepage: Trojan Horse

Exit mobile version