Estudo indica que utilizadores de tablets gastaram 21 por cento a mais por cada compra em 2011 do que quaisquer outros consumidores online
A Adobe Systems Incorporated anunciou as conclusões da primeira edição do relatório Adobe Digital Marketing Insights, concebido para fornecer informação crítica sobre marketing digital a executivos de marketing, comércio electrónico e retalho. O estudo avaliou o impacto dos dispositivos utilizados pelos consumidores nos seus comportamentos de compra em páginas Web de retalho.
Neste estudo, um dos mais abrangentes do seu tipo, a Adobe analisou 16,2 mil milhões de visitas anónimas aos sites Web de mais de 150 retalhistas norte-americanos de topo. Os resultados indicam que, durante o período de férias de 2011, e ao longo do ano, os visitantes que utilizaram tablets gastaram mais por cada compra do que aqueles que utilizaram smartphones, computadores e portáteis tradicionais. Isto sugere que os visitantes com tablets foram os mais valiosos clientes de 2011.
As principais conclusões do relatório incluem:
- Utilizadores tablets gastam, por cada compra, 54 por cento mais do que visitantes com smartphones, e 21 por cento mais do que os visitantes com computadores e portáteis.
- Um utilizador de tablet tem tantas probabilidades de comprar bens e serviços online como um utilizador de computadores de secretária ou portáteis, e três vezes mais probabilidades de o fazer do que um utilizador de smartphones.
“A Adobe defende há muito tempo a necessidade de dos sites de comercio online estarem optimizados para os visitantes em mobilidade, e os resultados deste estudo indicam que os dispositivos tablet tornaram-se num novo e fundamental canal de vendas, para o qual os marketeers devem ter resposta imediata”, afirma Brad Rencher, vice-presidente sénior e director-geral de Digital Marketing Business da Adobe. “Este estudo revela a importância da optimização da estratégia de comércio electrónico de 2012 para utilizadores de tablets, evitando o risco de prestar um serviço incompleto a um segmento de consumidores muito lucrativo e a crescer rapidamente.”
Optimizar sites Web para dispositivos móveis, como smartphones, é cada vez mais comum. No entanto, com a emergência dos tablets iPad e Android as empresas enfrentam exigências adicionais de optimização para mobilidade, com o objectivo de proporcionar experiências de compras online aliciantes. Se os retalhistas tratarem as estratégias de optimização para smartphones e tablets da mesma forma, podem não conseguir tirar partido do potencial dos consumidores de tablets, que, de acordo com o estudo, convertem-se com três vezes mais frequência do que os visitantes de smartphones.
Porque gastam mais os utilizadores de tablets?
O estudo da Adobe sugere que as faixas etárias dos utilizadores de tablets, assim como a flexibilidade geral da experiência de utilização de um tablet, contribuem, para uma maior rentabilidade da parte destes utilizadores no comércio online. Os utilizadores de tablet são, em termos gerais, do sexo masculino, entre os 18 e os 34 anos, de idade, e tendem a ser mais afluentes do que outros clientes de comércio online. Os níveis salariais mais elevados dos utilizadores de tablet apenas explica uma parte deste fenómeno. Os utilizadores de tablet apresentam taxas de utilização mais elevadas durante o fim-de-semana, quando há mais tempo disponível para fazer compras online.