Pplware

Estudo: Smartphones causam stress aos utilizadores

Os Smartphones já fazem parte da nossa vida e, apesar de haver quem ainda não se rendeu a estas tecnologias móveis, a grande maioria já é adepta e usa e abusa daquele aparelho pequeno, com um software capaz de fazer e resolver as mais diversas tarefas diárias. Um smartphone pode, e deve ser uma tecnologia que facilite a vida e lhes proporcione mais bem estar, no entanto um estudo vem demonstrar que este aparelho pode também causar stress nos utilizadores e tornar as pessoas viciadas.

A pesquisa foi realizada por Richard Balding, mestrando de Psicologia do Trabalho da Universidade de Worcester, no Reino Unido, e apresentada à British Psychological Society.

O estudo foi efectuado a, aproximadamente, 100 estudantes e profissionais de diversas áreas que se submeteram a uma entrevista e a uma bateria de testes.

Segundo Balding, os resultados demonstraram que os utilizadores que mais olhavam para o smartphone à procura de novidades, apresentavam níveis de stress mais elevados. Os participantes sentiram que, quanto mais verificavam os telemóveis, maior era a taxa de stress a que estavam submetidos.

Os resultados indicam também que os participantes chegam mesmo a sentir o smartphone vibrar, pensando que receberam mensagens quando na verdade estão apenas à espera de receber algo. O estudo demonstra também  que os utilizadores apresentam um desejo de querer estar sempre ligado, e uma grande resistência e incapacidade de se desligar.

Em entrevista ao USA Today, Balding refere que “Os smartphones são cada vez mais usados para lidar com os diferentes aspectos da vida […] Mas quanto mais ele é usado, mais dependentes ficamos, e na verdade isso acaba por ser um causador de stress, invés de aliviar o mesmo.”

Os participantes demonstram também uma obsessão em verificar as últimas notícias do dia, os feeds nas redes sociais, entre outras informações no smartphone.

Como conclusão, Balding afirma que as pessoas devem, sempre que possível, desligar os seus smartphones para promover a sua saúde, as empresas devem também limitar os e-mails enviados para os colaboradores fora do tempo de expediente, assim como todas as pessoas devem fazer um esforço para tentar não estar constantemente a olhar para o Facebook e Twitter ao longo do dia. [WorcesterNews]

O smartphone é realmente um dispositivo que nos facilita muitas tarefas, e sabemos que podemos poupar muito tempo com um simples clique. Mas talvez estejamos a ficar dependentes desta pequena grande tecnologia, na medida em que deixamos de fazer pequenas tarefas que estimulam e colocam o nosso cérebro mais activo, como escrever.

Já se sentiu stressado devido ao smartphone? Conseguiria passar um dia sem tecnologia?

Artigos Relacionados

Exit mobile version