Pplware

Estudo quantifica o perigo das mensagens SMS na condução

Não é nenhuma novidade que as tecnologias de tanto conforto que trazem às nossas vidas, devido ao seu fácil acesso e uso, provocam atitudes relaxadas que podem pôr em causa a nossa vida e a dos outros. Na condução todo o cuidado é pouco, por alguma razão é expressamente proibido pelo código de estrada Português o uso do telemóvel sem recurso a Kits de mãos livres.

No que aparenta ser o primeiro estudo do género, investigadores no instituto tecnológico de transporte em Virginia nos EUA, concluíram que enviar mensagens de texto é somente a atitude mais perigosa para si e para outros que pode ter por detrás do volante de um automóvel.

Contudo, ao contrário do que se poderia esperar, quando fala ao telemóvel no acto de condução não é tão grave como se pensaria à partida segundo o estudo. O documento final produzido depois de um longo período de investigação, foi baseado num conjunto de várias experiência práticas levadas a cabo nas estradas por veículos conduzidos por voluntários, que percorreram no total cerca de 9,6 milhões de quilómetros com observação electrónica (uso de câmaras e instrumentos de medição sofisticados).

Este estudo revela-nos que quando o utilizador começa a escrever mensagens de texto no processo de condução, aumenta a sua probabilidade de ter um acidente em 2300 %. Já no que toca ao processo de marcar um número ao mesmo tempo que conduz o risco de acidente aumenta em 300%, mas assim que a chamada é realizada a probabilidade de perigo iminente devido a distracção mesmo devido à possibilidade de ficar “pendurado” pela chamada poder falhar diminui para valores de distracção mínimos revela o estudo.

Apesar dos resultados serem até bastante conclusivos ao nível de valores, alguns especialistas na área de segurança rodoviária já vieram levantar dúvidas sobre estes resultados, referindo que um estudo semelhante já foi conduzido e que levou à conclusão que o risco de simultâneamente marcar um número e conduzir aumenta o risco de acidente num factor de 4 vezes mais e que a conversa em si ao telemóvel também é um factor de risco incluído nesta escala e de igual perigo para a condução.

Independentemente de qual o estudo mais preciso lembre-se, estamos em período de férias e embora seja proibido pelo código da estrada, por vezes em viagens longas a tentação é grande de falar com um amigo ou família quando conduz bem como enviar um sms por mais pequeno que seja.

Tente evitar estas situações, nomeadamente o uso do telemóvel quando conduz. Só no caso de não poder em nenhuma situação estar incontactável, é que lhe aconselhamos a procurar um dos vários kits mãos livres que actualmente existem a vários preços (embora isso não impeça a distracção inerente à chamada telefónica). Mantenha-se atento e tire partido da melhor maneira das suas férias, é a mensagem que lhe deixamos vinda da equipa do pplware.com TechNewsWorld

Exit mobile version