Pplware

Estudo Distimo – Mercados de aplicações

Todos conhecem o reinado na Apple no que toca a vendas de músicas e aplicações. Ainda há bem pouco tempo a Apple atingiu a marca dos 10 mil milhões de downloads do iTunes, o que mostra que, tanto nas músicas como nas aplicações, o mercado tem uma forte margem de crescimento.

É sobre o mercado das aplicações que vamos falar hoje e sobre algumas curiosidades sobre as lojas Americanas de aplicações. Este é um estudo feito pela Distmo, uma empresa Holandesa que analisa mercados de aplicações.

Estes dados foram recentemente apresentados na MWC e são referentes às seguintes lojas:

Tamanho das lojas

Comecemos pelo princípio. O tamanho das lojas, ou melhor, a quantidade de aplicações que existe em cada uma. Podemos ver claramente a App Store a dominar com mais de 150 mil aplicações, o Android Market com um crescimento notável que conta com quase 20 mil aplicações, à frente da Nokia, Blackberry e Palm. No fim com menos de 1000 aplicações, está o Marketplace.

Aqui não há muito a dizer. Reparem que estes números são apenas das aplicações “oficiais”, pois existem muitas aplicações fora das respectivas lojas. Todos sabem que a App Store tem aplicações para quase tudo e isso nota-se. O que me impressionou foi a Palm, que se tem conseguido aguentar nesta guerra entre gigantes e já leva com quase 1500 aplicações.

Crescimento por mês

Mais uma vez o domínio da Apple. Mais de 13 mil aplicações por mês contra as 3 mil do Android Market.

Aplicações grátis

Quem vê esta informação pode pensar que o Android Market tem mais aplicações grátis que a App Store. Mas está errado.

Ora vejamos:

Podemos ainda juntar a isto os 77 países onde se podem comprar aplicações pagas na App Store contra os 11 do Android Market. De salientar também que a Nokia é quem tem a menor percentagem de aplicações grátis.

Preços

Se falarmos em preços, os resultados são impressionantes. Temos a Palm (que é a segunda com maior percentagem de aplicações grátis) com as aplicações mais baratas. Depois temos a Apple, Android e OVI com aproximadamente os mesmos valores. E com uma diferença abismal temos a App World e o Marketplace com mais do dobro dos preços das outras lojas.

Com este estudo já dá para ter uma ideia dos mercados emergentes de aplicações, que hoje em dia são parte integrante em qualquer smartphone. A Distimo fez um óptimo trabalho que é para ser continuado, até porque vai ser interessante continuar a ver o crescimento dos mercados, depois do iPad e depois do Windows Phone 7, por exemplo.


Homepage: Distimo

Exit mobile version