A privacidade e a segurança online tem sido uma das prioridades dos utilizadores. São cada vez mais os casos que nos surgem de contas invadidas em massa, onde os dados e informações pessoais ficam expostas à mercê de sujeitos menos bem intencionados. Também é comum lermos notícias sobra hackers que facilmente acedem a dados privados, de várias entidades importantes, podendo fazer estragos de várias dimensões.
Para prevenir essas situações, e estarmos protegidos, devemos usar passwords seguras, que não sejam previsíveis nem de fácil acesso. Mas ainda há quem facilite, e mesmo em pleno 2011, muitos utilizadores protegem os seus dados com palavras-passe consideradas as piores do ano. Vamos conhecer algumas.
Segundo a lista anual das piores passwords da Internet da aplicação SpashData, tudo indica que ainda há utilizadores que não apostam numa palavra passe forte e segura, quando o objectivo desta é proteger os seus dados. Assim não admira que a palavra que lidere esta lista seja mesmo “Password”. E, apesar de alguns sites e contas já requererem que a password possua letras e números, para dificultar a palavra, por vezes esta continua a ser muito óbvia aos olhos dos mais atentos.
Conheça as 25 piores passwords do ano de 2011:
1. password
2. 123456
3. 12345678
4. qwerty
5. abc123
6. monkey
7. 1234567
8. letmein
9. trustno1
10. dragon
11. baseball
12. 111111
13. iloveyou
14. master
15. sunshine
16. ashley
17. bailey
18. passw0rd
19. shadow
20. 123123
21. 654321
22. superman
23. qazwsx
24. michael
25. football
Estas passwords são, na verdade, muito simples, e uma pessoa menos bem intencionada conseguiria facilmente aceder às informações de alguém que confie nestas ou noutras palavras passes idênticas para proteger os seus dados.
O CEO da SpashData, Morgan Slain, adverte e aconselha para que as empresas e os utilizadores que usem palavras que constem na lista, as mudem imediatemante, pois “Os hackers podem facilmente invadir várias contas apenas ao tentarem várias vezes passwords comuns […] Mesmo que muitas pessoas escolham palavras passes fortes, ainda há muitas a utilizarem palavras fracas, fáceis de adivinhar e que as colocam em risco de fraude e roubo de identidade”
A SlapshData fornece ainda algumas dicas pertinentes para a criação de passwords fortes:
- Variar nos diferentes tipos de caracteres, incluindo números, letras e caracteres especiais sempre que possível;
- Escolher palavras de 8 ou mais caracteres, separando-as com espaços curtos ou sublinhados;
- Evite o uso da mesma password e nome de utilizador para vários sites. Utilize um gerenciador de palavras passe para controlar as diferentes contas que possui. [via]
Se a vossa password aparece na lista das 25 piores deste ano, ou se ficaram com a noção de que é fraca e não tão segura como parece repensem-na e protejam os vossos dados.
Podem também fazer um teste e verificar a sua segurança aqui.
Artigos relacionados