…64 fibras a 25 Gbps/fibra
Se há uns anos atrás 56 Kbps davam para aceder à Internet, hoje em dia era quase impensável que, com tão reduzida largura de banda, conseguimos ter/aceder à panóplia de serviços que existem actualmente na Web. Ao longo dos anos as redes de comunicação têm-se adaptado, de certa forma, as necessidades da própria Internet e as velocidades na ordem do Gigabit começam a ser muito comuns.
Para serviços na Cloud e Datacenters, a Intel e um conjunto de parceiros, vão colocar no mercado, já no segundo semestre deste ano, fibras capazes de suportar velocidades na ordem dos 800 Gbps (ou 1,6 Tbps (agregado)).
A Intel e um conjunto de parceiros desenvolveram um novo cabo capaz de oferecer uma largura de banda na ordem dos 800 Gbps (por direcção upload/download), aumentando significativamente a velocidade de comunicação entre equipamentos de rede servidores.
Estes novos cabos são baseados na tecnologia Intel Silicon Photonics, que permite velocidades de 25 Gbps por cada fibra (num total de 64 fibras/cabo). De referir que, já no ano passado, a Intel tinha feito uma demonstração com uma tecnologia que suportava 100 Gbps, bidireccional, recorrendo apenas a 8 fibras.
Com o desenvolvimento de um novo conector, denominado de “MXC”, foi possível aumentar o número de fibras por cabo (na prática, 32 fibras para enviar dados e 32 fibras para receber informação ), o que garante 800 Gbps em cada direcção (upload/download) ou um agregado de “1.6Tbps”.
Tal tecnologia significa um aumento significativo de largura de banda entre equipamentos activos e servidores, já que as comunicações são normalmente a Gigabit ou 10 Gigabit. Além da largura de banda, esta nova tecnologia permite também aumentar a distância de comunicação para os 300 metros, sem a necessidade de repetidores de sinal.
Estes novos cabos já foram apresentados pela Corning aos clientes e estarão no mercado no terceiro trimestre de 2014, segundo uma fonte da própria Intel. Sabe-se ainda que será possível comprar conectores com suporte para 8, 16, 32 ou 64 fibras, de modo a ir ao encontro das necessidades e orçamentos de cada um