Agora que o Google Glass começou a chegar aos primeiros utilizadores, chamados de Exploradores pela Google, começam a surgir novidades sobre este dispositivo único.
Uma dessas informações interessantes, e que deverá levantar mais curiosidade, é qual o hardware que dá suporte a esta inovação. Apesar de a Google ter apresentado oficialmente as suas especificações, tinha ficado de fora a certeza do hardware que o alimentava. Mas essas estão agora desfeitas.
As especificações apresentadas eram demasiado vagas e falavam apenas num ecrã com 640×360 de resolução, que a Google diz ser “equivalente a um ecrã de 25″ visto a 2,5 metros de distância”, uma câmara de 5 megapixels capaz de gravar vídeo a 720p e áudio que chega via transdutor de condução óssea.
Para além disso foi apresentado que tem armazenamento on-board, flash de 16GB, onde 12GB serão de facto utilizáveis e terá sincronização com o serviço Cloud da Google. A somar a este hardware está o suporte Wi-Fi 802.11 b/g e a compatibilidade com “qualquer telefone com Bluetooth”.
Mas o que foi descoberto agora é muito mais interessantes que as especificações apresentadas. Falamos do processador e da memória Ram disponível.
Esta descoberta foi feita pelo utilizador do Google Plus Jay Lee que conseguiu capturar o output de certas zonas do Android que dá suporte ao Google Glass. A informação foi apresentada no Google Plus de Jay Lee.
Esta captura foi possível graças à ligação ADB, a mesma que é usada no Android, e ao modo de debug que foi descoberto e que ajudou a fazer Root ao Google Glass.
Os dados recolhidos mostram que o Google Glass corre a versão 4.0.4 do Android, tem um processador OMAP 4430 de dois cores da Texas Instruments, sem que tivesse sido detectada a sua velocidade, e que tem 682MB de RAM. Foi ainda descoberto que provavelmente a memória RAM será de 1GB, mas que o adicional está a ser usado por outro hardware.
I’m a geek and it’s still awesome to nerd out on the guts. +Liam McLoughlin (Hexxeh) also found the USB debugging setting and got ADB working (looks like it was broken on my primary machine). Once I got it working I pulled up some details about Glass. Key points are:
* It’s running Android 4.0.4 – Ice Cream Sandwich – just as Larry Page said
* It’s an OMAP 4430 CPU – Dual Core? – Having trouble finding exact mhz
* There’s 682mb of RAM (678052kb reported in /proc/meminfo).
Kernel messages lead me to believe it’s actually 1gb but some is being used for other hardware purposes(?)
Toda a informação que foi possível recolher sobre o hardware do Google Glass foi disponibilizada por Jay Lee forma partilhadas e estão disponíveis nesta pasta do Google Drive.
Se são conhecedores de Linux ou de Android então deve ser simples entenderem toda a informação que está lá apresentada.
É curioso ver que o Google Glass poderia ser comparado a um telefone de topo do ano de 2011. O Samsung Galaxy S II usa o mesmo SoC e a mesma quantidade de RAM.
Provavelmente esta escolha de hardware foi condicionada pelo espaço que está disponível e pela duração de bateria que era pretendida.
O Google Glass representa mais por aquilo a que nos dá acesso do que pelo que está dentro da sua embalagem.
Só agora, e graças à utilização do Google Glass pelos seus primeiros utilizadores, é que é possível descobrir esta informação adicional.
Depois de terem conseguido fazer Root ao Google Glass e de a Google ter disponibilizado publicamente o Kernel deste tudo ficará mais simples e com certeza que muita mais informação será obtida.