A segurança dos sistemas é sempre um assunto corrente nos dias de hoje. Desta vez foi conseguido aquilo que à partida era considerado com praticamente impossível, o chip TPM foi hackado!
Christopher Tarnovsky, que já trabalhou como especialista de segurança para o exército dos EUA, conseguiu quebrar a criptografia dos chips TPM(Trusted Platform Module) , que basicamente são (eram!!!) os chips de criptografia mais seguros e fiáveis da actualidade. Os Chips TPM são produzidos pela Infineon Technologies AG.
Christopher Tarnovsky demorou apenas seis meses para realizar tal feito.
Segundo algumas informações, a Infineon tinha conhecimento que era possível tal feito, mas alega que são poucas as possibilidades de afectar um grande número de utilizadores, devido ao nível de habilidade necessário para realizar tal ataque.
Para ultrapassar a segurança dos chips, Christopher Tarnovsky colocou-os em ácido para dissolver a camada que protege o núcleo do chip e de seguida procedeu à remoção da oxidação para retirar as malhas, expondo assim o núcleo do chip. Tudo isto sem danificar o equipamento. Este é um processo complicado pela dimensão do chip mas também porque o sistema desactiva quando percebe que existem alterações.
Considerado como um dos mais seguros do mercado, o componente está cada vez mais presente em dispositivos móveis, como telemóveis e notebooks, o que assim sendo pode representar uma futura ameaça.