A quadra natalícia chegou e a ESET juntou algumas regras de ouro para garantir a segurança dos cibernautas. Sendo que o número de transacções on-line este Natal, será ainda mais elevado, comparativamente ao ano anterior, um maior número de cibercriminosos estarão à espera de fazerem as suas próprias compras, à custa das suas informações pessoais.
Regras
Regra 1 – Optimize a sua máquina de compras: Assim como trata do seu carro antes de fazer uma longa viagem, o seu computador necessita de alguma atenção antes de fazer as suas compras on-line. Dê-lhe ainda mais protecção ao fazer a actualização do seu browser, sistema operativo e antivírus.
Regra 2 – Mantenha-se fiel: Adquira os seus produtos nos sites com uma elevada reputação, ou então onde está habituado a fazer compras.
Regra 3 – Desconfie de ofertas muito generosas: Se é bom demais para ser verdade, então provavelmente é. Apesar destes negócios parecem muito tentadores, é sempre mais seguro evitar promoções que envolvam os mais recentes produtos, a preços inacreditáveis. Em caso de dúvida, poderá sempre utilizar o Google para procurar pela opinião de outros utilizadores.
Regra 4 – Insista em transacções seguras: Quando está a fazer uma encomenda num site verifique se está perante uma ligação segura SSL. Se estiver, o endereço que surge no seu browser deverá ser precedido de https ou shttp ao invés de apenas http.
Regra 5 – Pense antes de agir: Observe com atenção ofertas de ultima hora que chegam de forma não solicitada ao seu correio electrónico. Se considera que o negocio é real, abra o browser e escreva o nome do site manualmente ao invés de dar um clique no seu e-mail.
Regra 6 – Atenção aos hotspots: Não confie em qualquer rede sem fios que esteja disponível. Preferencialmente deverá utilizar sempre as redes seguras e que pertençam aos operadores nacionais. É que através de uma rede WiFi falsa é possível aos cibercriminosos acederem a tudo o que é transmitido sem fios, entre o seu computador e o site ou serviço de destino.
Regra 7 – Utilize o cartão de crédito: Se for vitima de um esquema e quiser recuperar o seu dinheiro terá mais sorte do que se utilizar um cartão de débito.
Costuma fazer compras online? Costuma colocar em prática algumas das regras anteriores?