Pplware

“Erro humano” na origem do apagão da Portugal Telecom

No passado dia 14 de Fevereiro (Sábado), vários sites alojados nas infra-estruturas da PT, incluindo os do grupo Cofina (Jornal de Negócio, Correio da Manhã e Record) e grupo Impresa (SIC)  ficaram completamente sem serviço. Depois de vários esforços, que tiveram inclusive a participação de engenheiros da multinacional americana EMC, o “apagão” foi resolvido.

A PT veio agora referir que tal “apagão” se deveu a um “erro humano” do fornecedor americano de equipamentos de armazenamento de dados.

O problema nos servidores da PT que afectou dezenas de empresas foi causado por um erro humano da fornecedora EMC. Vários sites de informação ficaram em baixo durante 48 horas. Há empresas que admitem vir a pedir compensações e até mudar de fornecedor, segundo informa o Jornal de Negócios”.

Na origem do problema esteve uma avaria nos sistemas de armazenamento de informação da marca EMC que estão alojados nos centros de dados da PT em Picoas. Fonte da empresa desmentiu ao Expresso que este problema tinha sido resultado de um ataque hacker e esclareceu ainda que a avaria não teve qualquer ligação com o novo centro de dados da empresa na Covilhã.

Ao Jornal de Negócios, fonte próxima da PT, referiu que o técnico enviado pela EMC para substituir o hardware avariado, equivocou-se e trocou o componente errado, deixando no local o hardware avariado.

De referir que a a EMC é um dos principais fabricantes de sistemas de storage, à escala mundial.

O Pplware continuará atento a todas as informações que forem divulgadas sobre este caso que é já considerado o maior apagão na história da web portuguesa.

Exit mobile version