Pplware

“Erro 451” – O novo código para a censura na Internet

Ao longo dos últimos anos têm sido várias as páginas/sites na Internet que têm vindo a ser bloqueadas pelos mais diversos motivos legais.

Casos com o bloqueio do ThePiratebay, tuga.io, MegaFilmesHD, entre outros, que foram bloqueadas por motivos legais, irão brevemente passar a apresentar o código 451 que foi definido pela IETF para este tipo de situações.

Provavelmente, ao tentar aceder a um site, já lhe foi apresentado o código de erro 404. Este código é usado para indicar que o site já não existe/não está acessível mas o utilizador não sabe ao certo o que aconteceu. Agora, no caso de um site ter sido bloqueado pelo operador ou por uma entidade competente, esta passará a apresentar o código de erro 451.

Tal código foi definido pelo Internet Engineering Task Force (IETF) que assim passa a dar uma ideia ao utilizador do que aconteceu a um determinado site/domínio.

Mas porquê o código 451?

Segundo algumas informações, a ideia para o código 451 teve como base o livro Fahrenheit 451, um romance que apresenta um futuro onde todos os livros são proibidos, opiniões próprias são consideradas antissociais e hedonistas, e o pensamento crítico é suprimido.

Exit mobile version