Pplware

Equipa internacional elimina um enorme Botnet Cibercriminoso

A segurança informática é um dos temas que tem estado em voga nestes últimos tempos, não só pela grandes discussão que se tem gerado em torno da privacidade dos utilizadores mas também pelo enorme apelo ao combate do cibercrime.

E foi isso que aconteceu recentemente. Uma equipa de especialistas em segurança eliminou uma rede utilizada por cibercriminosos para espalhar software malicioso em milhares de computadores.

A equipa, denominada de The Joint Cybercrime Action Taskforce, constituída por um conjunto de especialistas na aplicação da lei do Reino Unido, Estados Unidos da América e da União Europeia, afirma ter apreendido um servidor utilizado para operar um Botnet malicioso, conhecido como Beebone, que estaria a infectar milhares de computadores em todo o mundo.

Segundo esta equipa, este Botnet estaria activo desde 2009 e terá infectado cerca de 12 mil computadores, com o objectivo de roubar informações confidenciais e informações financeiras. No meio desta operação, o FBI decidiu redireccionar o tráfico dos domínios maliciosos utilizados para controlar o Botnet para empresas de segurança privadas, onde está incluída a Kaspersky Labs.

Quanto aos computadores infectados, a The Joint Cybercrime Action Taskforce estará a contactar fornecedores de serviços de Internet em todo o mundo para informar as vítimas que os seus computadores foram comprometidos.

Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM

Exit mobile version