Pplware

Entrevista Pplware a Mário Ribeiro da QKthings

O Pplware é media partner da Maker Faire que vai realizar-se de 19 a 21 de Setembro no Pavilhão do Conhecimento.

A QkThings é uma plataforma para desenvolvimento de dispositivos e soluções inteligentes baseadas em sensores. A ideia é fazer a ponte entre o seu computador, smartphone ou qualquer ecrã que tinha disponível e as “coisas” do mundo real.

O Problema

Alguém pede, ou você próprio decide, fazer um sensor todo XPTO. Hoje em dia isso quer dizer que é um sensor inteligente, capaz não só de adquirir dados do mundo real como também de os transmitir para um computador ou dispositivo móvel.

Plataformas como o Arduino ou outras baseadas num único microcontrolador são frequentemente utilizadas na prototipagem de sistemas deste tipo. Existe hardware e várias bibliotecas prontas a serem usadas. Óptimo. Para concretizar mas mantendo a simplicidade, suponha que o seu sensor adquire a temperatura ambiente e transmite-a por Bluetooth. Do lado do computador ou smartphone basta desenvolver uma aplicação que permita visualizar os dados que o sensor envia. E está feito!

Imagine agora que pretende reutilizar a funcionalidade do seu sensor, isto é, medir a temperatura ambiente, mas numa rede de várias dezenas de sensores. Em vez de Bluetooth teria de usar uma tecnologia de comunicação apropriada para o efeito, por exemplo, IEEE 802.15.4 (um nome feio mas com o qual provavelmente já se cruzaram pois é a base de protocolos como Zigbee ou 6lowPAN). Em linguagem Arduino isso significa que utilizaria um novo *shield* com essa nova tecnologia. O problema é que teria de reescrever parte do código para podere utilizar o novo shield e a aplicação feita no computador ou smartphone deixaria de funcionar pois a tecnologia de comunicação é diferente.

Com a QkThings isso não aconteceria. Mudar a tecnologia de comunicação implicaria apenas trocar de placa de comunicação (o equivalente ao shield do Arduino), sem necessidade de escrever mais código e a aplicação que terias feito para o computador ou smartphone continuaria a funcionar tal como dantes.

Entrevista em vídeo

 
Homepage: QkThings
Exit mobile version