Os resultados da segunda fase de acesso ao Ensino Superior já estão disponíveis online. De acordo com os dados, nesta fase entraram 9274 estudantes. De sublinhar que a maioria dos alunos vai estudar em Politécnicos.
Nesta segunda fase ficaram por preencher 4583 vagas.
Segundo informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), para a segunda fase candidataram-se 18 195 estudantes. No entanto, apenas cerca de metade (9.274 estudantes) conseguiram ficar colocados numa das 11 615 vagas levadas a concurso.
Nesta fase entraram 4.789 estudantes para politécnicos e 4.485 no ensino universitário. No total, entre a primeira e a segunda fase, o ensino superior ganhou em Portugal 46.721 novos estudantes.
De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a colocação de estudantes na segunda fase “confirma as estimativas de ingresso no ensino superior público, que apontam para cerca de 77 mil novos estudantes em 2019/20, quando consideradas todas as vias de ingresso
Terceira fase já em outubro
Uma vez que ainda sobraram bastantes vagas da segunda fase (4.583 vagas), as instituições podem abrir uma terceira fase. Esta decorrerá entre os dias 3 e 7 de outubro. O Ministério refere que cada instituição deve decidir se abre ou não a terceira fase do concurso.