A ENGIE é uma empresa de referência na prestação de serviços de eficiência energética e na operação e manutenção de instalações técnicas a clientes dos setores Industrial e Terciário.
A Engie Portugal vai investir em energia solar fotovoltaica descentralizada em Portugal.
A energia solar fotovoltaica é a tecnologia a que se recorre para recolher a energia gerada pelo sol. A energia solar é a energia obtida a partir da conversão direta da luz do sol em eletricidade. Segundo o Portal da Energia, essa energia pode depois ser usada no:
- Fornecimento de eletricidade às habitações e empresas;
- Aquecimento de águas quentes sanitárias;
- Aquecimento central de edifícios;
- Fornecimento de energia a veículos;
- Permite recarregar equipamentos elétricos com recurso a um painel solar móvel;
- Pontos de recarregamento de baterias durante o dia
Engie Portugal investe 10 milhões em energia solar fotovoltaica em Portugal
Segundo informações da Lusa, a Engie Portugal vai investir em energia solar fotovoltaica descentralizada. Ao todo a empresa irá fazer um investimento de 10 milhões em energia solar fotovoltaica.
Segundo fonte oficial, o investimento irá “contribuir para ajudar o tecido empresarial português a concretizar a transição energética carbono zero” e o prazo para a realização do investimento é de três a cinco anos porque irá depender da evolução do mercado.
Segundo a Engie, a produção descentralizada representa ainda uma proporção pequena da produção de eletricidade, mas “é um mercado que vai crescer rapidamente nos próximos anos” devido a ser uma solução mais competitiva e estar inserida no modelo de transição para uma economia de baixo carbono.
“A descarbonização e a descentralização da produção de eletricidade são tendências que vão marcar a próxima década”, disse a empresa em resposta à Lusa.