Pplware

EnergyOT: O medidor de energia português na MakerFaire

Quanto é que gasta em eletricidade? Tem a sensação que está a pagar demais? Quando é que gasta mais energia? Será que a sua rotina se encaixa no plano energético que tem contratado? Conhecimento é poder, e, neste caso, o poder é literalmente dinheiro!

O EnergyOT é o medidor mais inteligente no mercado.

Diogo Henriques e a sua equipa tiveram a mesma preocupação. Juntando as suas competências em Engenharia (Mecânica, Aerospacial e Informática) em Março de 2015, decidiram endereçar esta questão e criar o EnergyOT.

O EnergyOT é um dispositivo que mede o consumo de energia da sua casa. Para tal, o dispositivo tem um sensor que é colado ao contador de energia.

Nenhum outro dispositivo é necessário! Este pequeno dispositivo faz tudo (medição, processamento e envio dos dados para a cloud) e não é necessário nenhum electricista para a instalação.

Exige, no entanto, que exista uma rede de internet sem fios disponível na proximidade do dispositivo, de modo a ser capaz de comunicar com a cloud. Também requer uma tomada de electricidade próxima para alimentar o dispositivo.

Principais características

Após algumas dezenas de beta testers, Diogo Henriques e a sua equipa  decidiram lançar o seu projeto na Lisbon Maker Faire como open hardware, com uma edição especial disponível para visitantes com desconto.

Depois do sucesso em 2014, o SAPO, a CML e a Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva anunciaram recentemente a Lisbon Maker Faire 2015 que decorrerá nos dias 18, 19 e 20 de Setembro no Pavilhão do Conhecimento.

Exit mobile version