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Encontro Tablets: Uma Nova Era de Comunicação – 2ª parte

Foi no dia 23 de Novembro que decorreu o Encontro Tablets: uma nova Era de Comunicação, organizado pelo semanário Expresso no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

Esta conferência teve como objectivo analisar a forma como o mercado emergente dos tablets constitui um factor de oportunidade e inovação na imprensa, face à cada vez maior mobilidade de conteúdos, seja através de portáteis, smartphones e agora recentemente, tablets.

Esta 2ª parte e última parte foca-se no segundo conjuntos de oradores nacionais e internacionais provenientes de empresas como o  jornal espanhol El País, Vodafone Internet Services, BDDO Portugal e Grupo Leya. Veja aqui o relato da 1ª parte.

O novo modelo de negócio. Como gerar novas receitas. Melhores práticas.

11h30 – José Luís Peinó, Director de Negócio Digital do El País.com

José Luís Peinó veio falar-nos de que forma os modelos de negócio actuais se têm de adaptar à nova realidade dos tablets. Dando o El País como exemplo, contando com cerca de 2 milhões de leitores por dia e 5.409.000 utilizadores únicos no seu site, este é o líder dos jornais diários de Espanha.

Peinó fala assim de algumas “best practices” nesta área:

Aplicações e serviços na óptica do cliente

11h45 – Henrique Fonseca, Director de Negócio Digital da Vodafone Internet Services

Henrique Fonseca começa por referir as grandes vantagens dos tablets: a sua interface mais intuitiva, a possibilidade de colocar ícones de  acesso rápido às aplicações em vez de abrir o browser, a sua interface gráfica é mais atraente, cativante, e uma segunda utilização muitas vezes provoca sentimento de dependência no utilizador.

O facto de possuir um ecrã tão grande, faz com que o tablet seja o meio de divulgação por excelência de de jornais, revistas, livros e filmes, ao contrário da música, pois os clientes continuam a preferir usar o smartphone ou leitor mp3.

Existe um “valor percebido” – o valor que os clientes consideram ser justo para um conteúdo. No caso das apps para tablets, estas são 20% mais caras que para os smartphones e isso não é por acaso: há uma tendência para a valorização dos conteúdos tablet.

Segundo Henrique Fonseca, os clientes actuais estão dispostos a pagar mais devido a várias razões:

Verifica-se, segundo Henrique Fonseca, uma perda de vergonha em comprar conteúdos, e pelo contrário, nasce um sentimento de orgulho pela sua possessão.

A publicidade e as novas plataformas

12h00 – João Wengorovius, CEO da BBDO Portugal

João Wengorovius introduz um novo conceito para a plateia: o Padvertising.

Sem dúvida a apresentação menos formal da manhã, Wengorovius começa por contar a sua experiência com a revista Gourmet, uma revista de culinária fundada em 1941 e a qual Wengorovius subscrevia desde há muitos anos. Em 2009 a revista estava com graves problemas financeiros e anuncia o fim das suas publicações, para grande desespero de Wengorovius, amante da cozinha. “Orgulho-me de ter a última edição da revista aqui, já a posso vender no eBay!”, brinca.

Ora, em Junho de 2010 é anunciada a ressuscitação da revista sob a forma de uma aplicação para iPad, para grande alegria sua. Este formato permite reduzir custos, uma das suas grandes vantagens.

Wengorovius fala acerca da sua experiência de utilizador de iPad;

“Só experimentando é que se sabe! É como o sexo!”

E toda a plateia ri-se, como é óbvio, perante tal afirmação.

Afirma ainda que as marcas, comerciantes e anunciantes têm um grande oportunidade à sua frente. Hoje em dia temos ecrãs em todo o lado: TVs, PC, portáteis, painéis publicitários, tablets, leitores DVD portáteis, frigoríficos, microoondas, e muitos mais. Wengorovius conclui: “O ecrã é o futuro da publicidade!”.

É aqui que os tablets entram. Entre as diversas qualidades dos tablets, destaca:

Afirma ainda: “Já não há media de massas” dando exemplos como a telenovela de 1987, “Palavras Cruzadas“, que chegava a atingir 60% de audiência e, hoje em dia, a telenovela mais vista (horário nobre) é a “Meu Amor“, que não consegue mais de 17.9% de audiência. Claramente, devido a esta dispersão da audiência, a publicidade precisa também de seguir essa linha.

Wengorovius cita Marshall McLuhan: “The medium is the message”. Mas discorda, revertendo a frase para:

“A mensagem é o meio”, ou seja, não é o meio que influencia a percepção da mensagem, mas sim o contrário. Mais uma vez, a “bater na tecla” daquilo que foi proferido pelos oradores anteriores: é o conteúdo que deve influenciar, que se deve distinguir e não apenas a simples inovação do meio, do tablet.

“Isto aparentemente tem muito a ver com tecnologia, mas também não tem nada a ver com tecnologia!”, afirma, provocando mais um risinho na plateia.

De seguida mostra à plateia o site Google Trends com a pesquisa por “financial crisis” e comparou-a com “Cristiano Ronaldo”. Surpreendidos?

Agora “Cristiano Ronaldo” e “Oprah”:

Agora comparamos “iPad” com tudo o resto. E esta?

Wengorovius refere que o hype iPad esmaga completamente os media, é uma grande oportunidade para a publicidade. E assim se despede, mais uma vez com a sua frase mítica:

“Melhor que os tablets, só se for sexo!”

E retirou-se do palco, recebendo a ovação do público.

Que novas oportunidades para as editoras

12h15 – Pedro Sobral, Director de Marketing do Grupo Leya

Pedro Sobral começa por referir as boas perspectivas do mercado das editoras, apesar da crise financeira que assola o nosso país: 1 a 3% de crescimento.

Por dia são editados cerca de 44 novos livros em Portugal, sabia? Acontece que o mercado não consegue escoar tudo isto, imagine a capacidade necessária a cada armazém para alojar todas as cópias de 44 livros por dia.

É aqui que entram os tablets, pois assumem-se como uma alternativa muito viável e prática para distribuição de livros. O público em geral, segundo estatísticas divulgadas pela empresa, está disposto a comprar livros no formato e-book. Se tomarmos como medida o preço de um e-book para o Kindle, $9.99, Sobral acredita que os portugueses estão até dispostos a pagar mais, mas claro, é necessário incluir conteúdo rico nas obras: imagens, vídeos e som.

Nota: Todas as fotos são propriedade do site aeiou.expresso.pt.

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