Pplware

Empresa usa drone para queimar lixo dos cabos de alta tensão

Os drones estão na moda e a ser usados para várias funcionalidades que não se previa que viessem a desempenhar. A facilidade de manipulação assim como o seu custo, cada vez mais acessível, torna-os ferramentas indispensáveis. Desde a inspeção de segurança nos aviões, à proteção do património arqueológico, passando mesmo pela polinização das flores, o mundo está a ver crescer a utilização deste gadget.

Na China, uma empresa de fornecimento de energia elétrica, usa um drones para disparar fogo sobre o lixo que se acumula nos cabos de alta tensão.

Os cabos de alta-tensão acumulam diverso tipo de lixo e criam problemas na resistência e segurança da estrutura. Vários quilómetros de cabo têm de receber manutenção periódica para manter os padrões de qualidade e segurança.

 

Drone Maçarico

Nesse sentido, uma empresa de Xiangyang está a utilizar drones para disparar fogo contra os cabos, queimando os detritos que se acumulam nos fios. Este método, além de mais rápido, substitui o ser humano numa tarefa que é difícil e altamente perigosa.

Na realidade e pelo que temos vindo a assistir, pese o facto de haver drones empregues no terrorismo e noutras ações de criminalidade, os casos de sucesso e de utilidade são cada vez mais evidentes. Quer na segurança, na intervenção médica rápida, no exercício cinematográfico ou mesmo no comércio e indústria, estes veículos voadores são muito mais que peças lúdicas.

Mesmo que muitos dos “entendidos” refiram que os drones serão um problema para a sociedade, a verdade é que o mundo está a reinventar tarefas para estes gadgets. São baratos, robustos e conseguem atingir locais onde se dispensa a ida de humanos. Estamos na época do drone!

Exit mobile version